5 passos para se tornar um advogado ou uma advogada de sucesso

O mercado jurídico está a cada dia mais concorrido por sua atratividade de perspectivas financeiras e a grande oferta de faculdades a oferecer o curso de Direito.

Os novos estudantes buscam muito mais um emprego estável que transformar sua vocação e aptidões em labor.

Sim! A advocacia exige vocação, uma vez que o mercado seleciona apenas os melhores e caso você não queira ser “mais um” tem que começar a agir agora. Isto porque a preparação mais a oportunidade geram o rebento que se chama “sorte”. Pensando nisso, entrevistei profissionais da advocacia bem sucedidos em diversas áreas do direito para listar uma série de dicas para jovens advogados e para estudantes de direito que almejam empreender na advocacia.

Ao entrevistar os profissionais (algumas entrevistas podem ser acessadas no meu blog: www.juscoach.com) observei que o conhecimento técnico jurídico é importante para uma carreira promissora na advocacia, porém não é o fator mais determinante. A depender da área em que se atua na advocacia, algumas competência são exigidas mais e outras menos.

A seguir, vou listar cinco passos para estudantes se tornarem um advogados bem sucedidos:

1 - Decida se quer ser realmente um advogado

O quanto antes essa decisão acontecer, o sucesso chegará mais rápido. O primeiro passo para um grande realização é a afirmação e alinhamento da decisão com seus valores e objetivos.

2 - Planeje sua carreira

Visualizar sua carreira é muito importante. Se você quer advogar, se imagine em 10, 5, 2 anos. O que você tem que estar fazendo na sua vida para que esse objetivo se concretize? Use as perguntas ao seu favor e entre em ação. Eu falo isso, porque não adianta querer advogar e está estagiando a dois anos no tribunal fazendo tarefas burocráticas, se a carreira causídico é sua meta, tem que direcionar todas as suas ações para advocacia, ou seja, desenvolver competências de advogados: audiências, redação, negociação e técnica jurídica.

3 - Busque referências de sucesso

Procure estagiar em escritórios onde os líderes são modelos de profissionais bem sucedidos. O jeito mais dinâmico de alcançar o sucesso é se espelhar em profissionais que já alcançaram, uma vez que ele sempre deixa pistas.

4 - Seja referência em uma área do direito

O que você prefere ser? Mais um que faz tudo ou o(a) “cara” de uma determinada área? Busque uma área do direito que a concorrência não seja tão acirrada. Comece de cedo, busque professores na sua faculdade para lhe auxiliar em artigos científicos, escreva artigos para blogs como o Nação Jurídica e trabalhe sua imagem mostrando que você é referência em uma determinada área. Quando tirar sua OAB, vai estar cheio de pessoas interessadas em seus serviços. Caso esse ramo do direito estiver inchado, procure se adaptar as necessidades do mercado, mas é muito importante ser referência, ser escasso.

5 - Não se limite a estudar apenas direito

O advogado de sucesso é aquele que sabe enxergar oportunidades no mercado, nesse sentido é necessário que o estudante busque conhecimentos não-jurídicos com a mesma intensidade que estuda direito, conhecimentos como gestão, marketing e liderança fazem parte de rol de habilidades de um profissional completo. Se você também se preocupa com isso, o sucesso é uma conseqüência. E você? tem alguma dica adicional para informar aos demais leitores? Não perca a oportunidade de gerar networking! Sua opinião é muito importante para nós. Quando tirar sua OAB pretende advogar? O que você espera do mercado?

Fonte: provasdaoab.com.br
Anterior Próxima