Advogado muçulmano teme por familiares na Faixa de Gaza

Abdel Had diz que parentes estão longe dos conflitos, 'mas não livre deles'. Amiga que também mora na região revela terror: 'Ninguém sai de casa'.

O advogado muçulmano Abdel Had acompanha de forma apreensiva a série de conflitos militares na Faixa de Gaza, que divide os estados inimigos de Israel e Palestina. Enquanto as duas nações protagonizam uma guerra na disputa por território, o morador de Anápolis, a 55 km de Goiânia, teme por vários de seus familiares que vivem na região e acompanham amedrontados toda a situação.

De acordo com Had, seus pais, uma irmã e uma sobrinha vivem na Palestina. Ele diz que as ofensivas o deixam preocupado. "Por sorte e por felicidade, [eles] estão em uma área mais calma, ou seja, longe dos conflitos. Mas não livres deles", explica.

Amiga do advogado, Dania Shalabi mora na região há mais de dez anos. Ela conta que quando os confrontos se intensificam, a tensão obriga a população a ficar praticamente presa. "Ninguém sai de casa, todo mundo ficava com medo e dentro de casa", afirma.

Segundo Had, o problema começou a quase 70 anos. Os últimos ataques ocorreram em junho deste ano e deixou 2 mil palestinos e 67 israelenses mortos.

"Foi criado o estado de Israel dentro do território palestino, em 1948. Em virtude disso, a expansão territorial provocada pelos israelenses nos conflitos de 1967 e 1973 abrangeu toda a Palestina, deixando esse povo sem pátria", diz.

Fonte: g1.globo.com.br
Anterior Próxima