Presença digital: saiba por que ela é essencial para seu escritório de advocacia

http://goo.gl/307GK0 | Quando o assunto é Internet, o segmento de advocacia não é muito diferente dos outros. Uma presença digital marcante trará para seu escritório o mesmo que traz para qualquer outra empresa: a criação de uma imagem positiva, novos clientes, um canal eficaz de relacionamento e uma estratégia fundamental para o fortalecimento da marca. Na realidade atual, de fato, consolidar o nome do negócio na web não é mais uma opção, é um imperativo para sua sobrevivência no mercado e seu sucesso na conquista e fidelização de público.

Confira nosso artigo e descubra por que a presença digital é tão importante para o seu escritório de advocacia!

Não basta estar no Google, é preciso participar

Faz tempo que presença digital queria dizer apenas ter um site: a web já passou há muito da fase em que o usuário estava faminto por informação – hoje, ele é bombardeado por ela. Não basta, portanto, dar a seu escritório um site, uma conta no Twitter e uma página no Facebook. Marcar presença nestes portais também é imprescindível, mas é preciso ainda que estas páginas chamem a atenção, promovam o engajamento dos usuários, ofereçam conteúdo útil para seus atuais ou potenciais clientes e sejam abastecidas por uma equipe pronta para responder mensagens, orientar as pessoas ou produzir mais conteúdo com base no feedback delas.

Expandindo sua carteira de clientes

Atualmente, fazer uma pesquisa no Google é um hábito, algo que nos parece tão natural quanto escovar os dentes. Invariavelmente, recorremos ao buscador na hora de trocar a lâmpada de casa, quando somos acometidos por sintomas incômodos ou para tirar dúvidas sobre o traje mais adequado para um evento formal, por exemplo. Neste raciocínio, pergunte-se: o que a grande maioria dos seus potenciais clientes fará quando precisar de um advogado? Uma boa presença digital significa que seu escritório estará entre os primeiros resultados dos principais buscadores da web – em especial o Google – , ao menos na sua área de especialidade.

Faça um exercício. Vá ao Google e digite “advogado herança X” ou “advogado divórcio X”, onde “X” é o nome da sua cidade. Você está satisfeito com o resultado?

Acessibilidade é fundamental: evitando a má impressão

A construção de uma presença digital eficaz também perpassa uma série de cuidados que vão desde o layout do site à comunicação eficiente com o usuário. Coloque-se na posição do seu futuro cliente. Imagine que você precisa achar um bom advogado em sua cidade e chega ao website de um determinado escritório. Qual é a primeira coisa a ser procurada no portal? Exatamente, o telefone! Este número, assim como o endereço, são informações fundamentais que devem ser facilmente acessadas pelo internauta.

Um exemplo interessante para ilustrar um portal do segmento com alta navegabilidade é o site de um dos advogados mais famosos do mundo, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. Perceba que a página é enxuta, sem “malabarismos”. Basta clicar em “contact” e lá estão telefone, endereço e e-mail (e não aqueles extensos e cansativos formulários para enviar mensagens). E tudo isso em um único clique! Esta facilidade aumenta – e muito – as chances de que clientes interessados entrem em contato em vez de fecharem seu site e partirem para a próxima opção. Acessibilidade é sinônimo de bons resultados na web, e marcar presença na rede sem pensar neste quesito é “caminhar no escuro”. Fique atento!

Mantendo contato

Empresas bem-sucedidas na Internet fazem dela um canal de relacionamento eficaz com seus clientes (inclusive resolvendo reclamações mais rápido do que por outros meios). A agilidade e facilidade de comunicação com o público é um dos grandes trunfos de uma presença digital consolidada.

Neste sentido, o ideal é que o site do seu escritório não seja apenas um classificado de jornal online, mas que seus advogados e sócios estejam prontos para atender às demandas que chegam por meio dele (como e-mails e telefonemas de quem encontrou vocês pelo website).

Informação de qualidade: passo importante para engajar clientes e consolidar a marca

Não é à toa que alguns advogados lutam para dar entrevistas à imprensa ou defender clientes famosos: eles estão buscando notoriedade, querem fortalecer a própria marca para atrair novas e rentáveis parcerias. A boa notícia é que estes não são os únicos caminhos para ter boa fama. Apostar em estratégias de engajamento online como marketing de conteúdo, por exemplo,  é orientar seu escritório para oferecer a informação buscada pelo seu público, atrelada à sua marca. Uma página sobre direitos do consumidor, noções de direito de família, orientações sobre adoção, comentários sobre julgamentos que saem na imprensa – tudo isso pode interessar ao público. E se o conteúdo for realmente bom, a próxima busca no Google pode render mais um cliente para seu escritório.

Fonte: blog.juriscorrespondente.com.br
Anterior Próxima