5 dicas para o advogado tirar férias sossegado

http://goo.gl/IwOV5i | Seja em Paris ou na Disney, no litoral norte ou no quintal da sua casa, é importante que você separe um período do ano para tirar férias. Ao contrário do que parece, os advogados não são escravos do exercício jurídico e as estatísticas mostram que 74% dos advogados tiram férias religiosamente todos os anos. Então, por que não se dar ao luxo de se desligar por um tempinho também? Pense sobre as obrigações que você tem a cumprir com os seus clientes, e como isto poderia ser benéfico para a sua saúde física e mental. Alguns dias de folga são suficientes para descansar e recarregar a sua mente, corpo e espírito, e vai te tornar muito mais produtivo do que se continuar no stress do dia-a-dia sem parar.

Para que você consiga tirar férias sem impactos na sua rotina de trabalho, nós do Astrea elencamos cinco passos essenciais a serem dados antes de sair de férias. Eles irão ajudá-lo a relaxar durante este período, voltar bem mais relaxado e manter os clientes e colegas de trabalho satisfeitos sem deixar gargalos no serviço:

1. Programe suas férias

Seja uma viagem para o exterior ou um simples programa pela sua cidade, é primordial que você se programe. Abra seu calendário, escolha datas ideais para tirar as férias levando em consideração seus compromissos marcados, e em seguida deixe-as marcadas lá. Ao passo que é uma tarefa divertida, há também uma razão muito pragmática para planejar as férias, pois tendo as datas todas anotadas, fica mais fácil de prever e reservar estas datas quando clientes e colegas quiserem agendar um tempo com você.

2. Coordene e oriente os serviços para a época de férias 

Não é porque você tirou alguns dias de folga que você não tem obrigações éticas a cumprir com seus clientes. A sua carga de trabalho deve ser orientada de modo que cada processo possa ser manuseado de maneira competente enquanto você estiver fora, ou seja, evite assumir casos que você sabe que só poderão ser tocados por você e sofrerão com a sua ausência. Uma dica é começar a avisar seus clientes sobre as suas férias para que eles se antecipem em relação à necessidades de seu serviço – não se preocupe, todo mundo precisa de um tempo longe do trabalho, muitos clientes valorizam e apoiam atitudes como essa – em alguns casos também é possível apresentá-los a um advogado escolhido para te substituir temporariamente.

3. Escolha algumas ferramentas que podem ajudá-lo em sua ausência 

A tecnologia tornou muito mais fácil manter a sua prática constante, mesmo quando você não está presente. Então, escolha algumas ferramentas que irão ajudá-lo a ficar no controle mesmo enquanto está longe, como um serviço para atendimento de chamadas de clientes ou ferramentas baseadas em nuvem, que permitem que você trabalhe de qualquer lugar. Mesmo que você não leve muito tempo nestas ferramentas durante as férias, um rápido acesso basta para aliviar o “peso na consciência” – que é inevitável – sabendo que seus clientes estão sendo bem cuidados.

4. Possua uma ajuda externa 

Você não necessariamente precisa fazer tudo isso sozinho, pelo contrário, para manter uma postura ética é importante garantir uma “cobertura” para o caso de acontecer qualquer imprevisto. Não só as regras éticas exigem um “substituto“, mas ter alguém para lidar com os seus casos e processos também oferece grande tranquilidade, uma vez que você sabe que há alguém capacitado o suficiente para lidar com seus clientes, e assim você pode relaxar muito mais durante as férias e tirar de fato a cabeça do escritório.

5. Divirta-se

Sem dúvidas, este é o passo mais importante, e todos os outros serão em vão caso você não consiga desestressar, curtir e relaxar. Seja com um bom livro e uma xícara de chá em casa, ou viajando para aquele lugar que você sempre teve vontade de conhecer, ao seguir estes passos, você irá desfrutar de muito mais sucesso e produtividade, seus clientes irão agradecer, sua família irá agradecer, e o mais importante de tudo, você irá agradecer a si mesmo por ter se organizado, e se verá ansioso para voltar ao seu trabalho de cabeça fria.

Fonte: astrea.net.br
Anterior Próxima