A Justiça Eleitoral criou aplicativo para facilitar o acesso do eleitor brasileiro ao local de votação e aos postos de justificativa, caso esteja fora do seu domicílio eleitoral. O aplicativo Onde Votar ou Justificar está disponível para ser baixado pelas lojas Google Play e iOS App Store (clique nos links para baixar).
O recurso funciona como um guia que auxilia os eleitores que estão em dúvida sobre a zona ou seção em que votam. Por isso, traz o endereço dos locais de votação e dos postos de justificativa em todo o Brasil, permitindo ao cidadão fazer a consulta de forma rápida e segura, diretamente das bases nacionais da Justiça Eleitoral.
Após baixar o aplicativo, para consultar o local de votação é necessário digitar o nome completo ou o número do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. Essas informações, de caráter personalizado, são solicitadas para assegurar a origem da pesquisa e preservar o eleitor.
Para os eleitores que estão fora de sua cidade no dia da votação, o mesmo aplicativo permite consultar a relação dos locais de justificativa por Unidade da Federação (UF) e por município. No dia do pleito, a critério de cada Tribunal Regional Eleitoral, as seções de votação poderão funcionar como local de recebimento de justificativas, conforme a Resolução TSE nº 23.399. No TRE do Distrito Federal, por exemplo, as seções eleitorais não receberão a justificativa nestas eleições, mas é possível localizar os postos espalhados pela cidade como em shoppings, rodoviárias e centros comunitários.
Os eleitores que se cadastraram para votar em trânsito também poderão utilizar a ferramenta para visualizar o local destinado a exercer o direito de escolher seu candidato a presidente da República.
O aplicativo Onde Votar ou Justificar está disponível para as plataformas Android e iOS. O interessado pode baixá-lo pelas lojas Google Play e iOS App Store.
Além do aplicativo, também é possível conferir os locais de votação e os de justificativa no site do Tribunal Superior Eleitoral. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=syXNYB9g_g0&feature=player_embedded
Fonte: brasil.gov.br