Por sonho de cursar faculdade, mãe e filhos estudam juntos para o Enem

http://goo.gl/mYpfy5 | Mãe de dois jovens estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a auxiliar de cozinha Ester da Silva Faria, de São José dos Campos, encontrou na dedicação dos filhos aos estudos a oportunidade de realizar o sonho de cursar uma faculdade. Aos 48 anos, Ester voltou a estudar e divide a rotina de preparação para o exame com os filhos.

Para assimilar as matérias, Ester tem os filhos como aliados - Igor Torres da Silva Faria, de 19 anos, que quer cursar medicina, e Iani Torres da Silva de 18 anos, que sonha em ser advogada. A opção da mãe é o curso de assistência social. O trio se reúne diariamente para estudar.

Para a filha, a rotina de estudos tem sido gratificante e uma forma de retribuir o aprendizado. "É bem diferente, faz tempo que ela [minha mãe] não estuda. Ela ensinava para a gente a ler e a escrever, agora a gente que está fazendo isso", afirma Iani.

A rotina de preparo para a prova é intensa e para Ester começa cedo, antes de ir para o trabalho. "Eu começo a estudar cedo, minha filha chega da escola 12h, almoça e já recomeçamos o estudo. Só paro quando vou trabalhar às 16h", disse a cozinheira que terminou o ensino médio há 20 anos.

O filho mais velho diz que sempre acompanha os estudos da mãe. "Quando ela tem dúvida, eu sento e explico. Quando eu saio, deixo uma vídeo-aula ensinando a fazer os exercícios. Quando chego, corrijo e falo para ela o que ela acertou e errou. Eu pego no pé dela", disse Igor. As vídeo-aulas são selecionadas por Igor na internet.

Sonho

O sonho da auxiliar de cozinha de se formar assistente social tem como inspiração a possibilidade de ajudar mais as pessoas. "Eu me identifico muito com a área, já faço trabalhos voluntários na igreja que frequento, agora que tenho mais tempo quero explorar essa vontade de ajudar o próximo, as pessoas mais carentes, dando uma força e oportunidade de vida. Com a faculdade vou conseguir realizar esse sonho", avalia.

O primeiro passo para que ela consiga cursar assistência social é o Enem, que será realizado no dia 8 e 9 de novembro. Ester afirmou que sabe da importância da prova, mas que está tranquila.  "Acho que vou ficar mais nervosa no dia, por não saber na prática o que me espera, mas sei que com a ajuda dos meus filhos vou estar preparada", concluiu.

Fonte: g1.globo.com
Anterior Próxima