Ricardo Ayres critica OAB por defender duas candidaturas em detrimento de outras

O deputado estadual reeleito pelo PSB, Ricardo Ayres, usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 8, para criticar a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em apoiar dois advogados que concorriam às eleições de outubro. Segundo o deputado, que é advogado, os demais colegas da advocacia que também concorriam as eleições foram desprestigiados pela instituição.

O descontentamento do deputado se dá devido a OAB por meio do seu presidente, Epitácio Brandão, utilizar assessoria de imprensa institucional para pedir voto aos advogados e também candidatos a deputado estadual, Brisola Gomes de Lima (Pros) e José Alves Maciel (Kita Maciel) pelo PMDB. “Esqueceram da Eula (Angelim), me desprestigiaram não dando pra mim a condição de merecer também esse apontamento, como tantos outros incritos que mereciam”, afirmou.

Ricardo Ayres afirmou que o art. 65 da lei que rege as eleições determina a OAB a responsabilidade de zelar pela lisura do processo eleitoral, fiscalizar o bom funcionamento das instituições públicas, notadamente aquelas que têm a responsabilidade de uma eleição limpa, dando o resultado esperado a população, segundo o deputado.

“Não podemos aceitar que uma instituição que sobrevive das anuidades dos advogados, custear eleições de deputados. A OAB  não pode se prestar a esse papel ridículo de ao invés de fiscalizar a lei, indicar dois colegas em desprestígio dos outros”, disse Salientou Ayres.

José Geraldo

Após discurso de Ricardo Ayres, o deputado estadual José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) argumentou ser necessária uma reflexão mais aprofundada antes das críticas. “Não podemos deixar a ética e o princípio moral no exercício de uma instituição tão emblemática na defesa dos direitos individuais. Tem muita gente que aponta o dedo, mas não para si mesmo”, disse.

Ainda de acordo com as afirmações de José Geraldo, as pessoas precisam ter responsabilidades com as palavras. “A crítica construtiva é sempre bem vinda, agora a crítica destrutiva tem que dar lugar para a responsabilidade. As pessoas precisam ter mais responsabilidade com a palavra”, frisou.

O deputado ainda citou que a construção de imagem de um ser humano se dá no decorrer de toda sua vida “e às vezes uma palavra mal colocada [...] às vezes arranha a imagem de uma pessoas proba, honesta e digna", disse.

Nota enviada aos advogados

Caro(a) Colega,

Na eleição de domingo, para Deputado Estadual, estão concorrendo dois de nossos colegas, os advogados Brisola – nº 33300 e Quita Maciel – nº 15678, para os quais tomo a liberdade de pedir o seu voto.
Fraterno abraço.

Fonte: conexaoto.com.br
Anterior Próxima