Superior Tribunal Militar faz parceira com OAB para recuperar áudios do período da ditadura

A presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, acredita que a digitalização vai propiciar a integração de processos importantesBRASÍLIA - Manifestações da defesa de presos e denunciados políticos durante o regime militar que estão gravados em áudio serão digitalizados e disponibilizados à sociedade. A medida faz parte de um convênio de cooperação que será assinado nesta sexta-feira entre o Superior Tribunal Militar (STM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com o STM, do período entre 1975 a 1985 são mais de mil horas de gravação. Entre elas, defesas feitas por advogados brasileiros reconhecidos como Sobral Pinto, Heleno Cláudio Fragoso e Técio Lins e Silva. O projeto vai recuperar áudios das sessões secretas realizadas na Corte durante o período da ditadura no país.

A presidente do STM, ministra Maria Elizabeth, destaca que a parceria busca resguardar a memória nacional, considerando que o tribunal guarda documentos de valor científico, cultural e histórico.
- A digitalização vai propiciar a integração de todos os processos importantes de parte da história do Brasil para consulta pública - disse a ministra.

O STM também vai assinar parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) com objetivo de viabilizar a conservação, restauração, digitalização e democratização do acervo histórico do tribunal.

Fonte: br.noticias.yahoo.com
Anterior Próxima