Confira essas 8 ótimas dicas imprescindíveis para se dar bem no ambiente de trabalho

http://goo.gl/mIAYol | O especialista em recursos humanos Roberto Palmeira, autor de "Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal" lista oito recomendações-chave para ter sucesso no mundo corporativo e os "micos" que se deve evitar.

Quantas vezes você já ouviu histórias sobre aquela pessoa que é muito competente profissionalmente mas comete gafes imperdoáveis no trabalho? E quando o candidato ou candidata mais preparado acaba ficando de fora daquela seleção? A resposta para estas e outras questões pode estar na maneira como estas pessoas se comportam.

“A etiqueta engloba todos os aspectos da vida, inclusive na empresa. É um código do bem viver, onde você direciona suas atitudes para se dar bem com os outros”, diz o professor da Fundação Getúlio Vargas e especialista em recursos humanos Roberto Palmeira, autor de “Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal” (Editora Alfa Books).

Para o especialista, além das habilidades específicas para cada função, deve-se saber a forma correta de se portar em cada ambiente e evitar “micos” que podem depreciar a carreira. A pedido de Marie Claire, ele listou oito dicas que podem ser a chave para ter sucesso no mundo corporativo.

1. Não minta no currículo

“É a sua carta de apresentação. Deve ser curto, objetivo, com no máximo duas folhas. Deve conter informações pessoais verdadeiras -não adianta mentir no currículo porque o selecionador vai perceber no futuro-, dentre elas, as informações básicas para ser localizado, escolaridade, experiências que têm relação com a atividade pretendida e um pouco de sua trajetória profissional, aquilo que você produziu. Em  alguns casos, uma carta de apresentação de um ex-empregador pode ajudar.”

2. Não vá à entrevista de emprego vestida para uma festa

“É a apresentação pessoal. Não se deve ir vestido ou vestida como para uma festa. Cuidado com roupa curta, salto muito alto e maquiagem exagerada. Prefira a sobriedade: um talleur ou terninho que seja confortável. Sente-se com segurança e fale aquilo que você realmente é –também neste caso não adianta mentir, já que na série de perguntas você pode entrar em contradição.

3. Nunca chegue atrasad(a) a uma reunião de trabalho

“O ponto principal é a pontualidade. Se chegar atrasado, o candidato já vai pegar o bonde andando, não vai poder opinar sobre decisões já tomadas. Tem que ter educação para falar na hora em que for convocado, não cortar a fala dos colegas, não tentar impor seu ponto de vista. Sempre com moderação, lembre-se de que você é um dos participantes. E tenha certeza de ter total conhecimento do que vai ser tratado.”

4. Evite as fofocas de corredor

Aqui vale a máxima de que você está na empresa para trabalhar, não para fazer amigos. Faça a sua parte sem interferir nas atribuições dos outros. Evite conversas de corredor, o mau uso do telefone, da internet, procure não falar alto, seja educada e pontual. A empresa é um grande palco, onde todos estão sendo assistidos e um pequeno erro pode trazer reflexos para o resto do grupo.”

5. Não misture relacionamento profissional com pessoal

“Na empresa, não se deve misturar os relacionamentos pessoais com os profissionais. Dificilmente você pode tratar o seu chefe como aquele amigo ou amiga. Então, procure agir com o respeito que lhe é devido. Em eventos corporativos, não se intrometa em conversas com outros, não dê tapinhas nas costas e não aproveite para conversar sobre temas de trabalho. Não bajule. Depois do expediente, você pode até tomar uma cerveja com seus superiores, se for o caso, mas não confunda com intimidade.”

6. Quem convida é quem paga

“Num almoço de trabalho, quem convida é quem paga –seja homem ou mulher. Lembre-se de que você está ali como um representante da empresa e o usual é que também escolha o local -a não ser que se chegue a um acordo de que a conta será dividida. Além disso, procure escolher locais não badalados, uma mesa mais reservada, tome cuidado com bebida alcoólica e com os pratos: evitar os muito elaborados que podem provocar sujeira, como lagosta. Se essa for a especialidade do local, certifique-se de saber usar corretamente os talheres. Outra dica importante: almoço de trabalho não é a ocasião para apresentar relatórios.”

7. Viagem de trabalho não é férias

“Seja sozinho ou em grupo, para as viagens de trabalho valem as regras da boa educação: não exagere em nada, não pense que está de férias. Lembre-se que você está representando a sua empresa. Siga a programação e não aproveite a viagem para fazer farras ou paquerar. Na hora de fazer a mala, elabore com aquilo que for usar, evitando um monte de malas no check in do hotel, principalmente se for dividir hospedagem com alguém.”

8. Não chame mais a atenção que a sua apresentação

“Na hora de se apresentar em público, lembre-se de que você já é o centro das atenções e evite roupas muito exuberantes, joias e acessórios grandes, qualquer coisa que tire a atenção do público, que deve estar voltada para sua fala. Se você tem pânico de falar publicamente, prepare-se com antecedência, tenha certeza de dominar bem o assunto de que vai falar e conhecer o público. Tudo depende de treinamento e dedicação. Lembre-se também de chegar antes ao local e testar os equipamentos que for usar.”

Fonte: revistamarieclaire.globo.com
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