Estudante de vai representar o país como 'embaixadora' nos EUA

http://goo.gl/F0xg5R | Uma estudante da rede pública de Jacareí vai representar o Brasil na embaixada americana em 2015. Raiane dos Anjos Pereira, de 17 anos, é uma das 50 pessoas escolhidas para o Programa Jovens Embaixadores 2015, e viaja em janeiro para representar o país e ter uma experiência de voluntariado nos Estados Unidos.

Os jovens selecionados participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, irão visitar escolas e projetos sociais, e participarão de atividades de voluntariado como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, além de fazer apresentações sobre a cultura e o povo brasileiro.

Para ela, que realiza ações voluntárias desde pequena, o intercâmbio que veio depois de muito esforço e dedicação é a realização de um sonho. “Venho de uma comunidade onde tudo é muito precário, acho legal participar deste projeto para mostrar que mesmo sendo pobre, simples, a gente pode sonhar e tentar. Mesmo que pareça impossível, se você tiver força de vontade e se empenhar, pode acontecer”, diz.

Para ser aprovada, a jovem passou por um processo seletivo que contava com prova escrita, prova oral, além da visita de representantes da embaixada à casa onde ela mora, no bairro Campo Grande. Mesmo vindo de uma família simples, ela acredita que o diferencial para ser selecionada está no trabalho como voluntária que faz desde pequena.

“Mesmo que eu não tenha condições muito boas na minha casa, eu sei que posso ajudar, pois sempre tem alguém com um problema maior que eu. Posso ajudar, mesmo que pareça algo pequeno, mas para aquela pessoa vai fazer a diferença e vai ser algo muito bom”, afirma.

A viagem dos jovens embaixadores acontece de 9 a 31 de janeiro de 2015. Durante três semanas eles passarão por Washington e depois serão divididos entre outras cidades americanas. Os jovens ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias e no final da viagem apresentam um plano de ação na área de voluntariado.

Fonte: g1.globo.com
Anterior Próxima