O aumento do flagelo da corrupção

http://goo.gl/6g74qg | Infelizmente, a corrupção faz parte da sociedade em que vivemos. Ela está presente mesmo que nem sempre a notemos. Os que a praticam fazem tudo o que é possível para ocultá-la, porém, mais cedo ou mais tarde, seus efeitos aparecem.

Com muita frequência, os meios de comunicação divulgam escândalos que estouram em esferas governamentais ou empresariais (ao exemplo do da Petrobras, que, aliás, está sangrando nosso amado Brasil), manchando a imagem de dirigentes e instituições. Às vezes, constatamos por experiência própria a dolorosa realidade da corrupção.

Segundo o Barômetro Global da Corrupção 2007, elaborado pela Transparência Internacional, as perspectivas não são animadoras. Essa pesquisa de opinião pública, que ouviu 60 mil pessoas em 60 países, revela o aumento desse flagelo em praticamente todos os continentes. Aproximadamente uma em cada dez pessoas no mundo pagou um suborno no ano passado.

A corrupção tem efeitos destrutivos. Abala instituições, corrói a ética, desvirtua a Justiça, impede o desenvolvimento econômico/social sustentável e enfraquece a vigência da lei. Em última instância, a corrupção tem origem no egoísmo do coração humano, por isso, para eliminá-la, é necessária transformação do indivíduo. Em outras palavras: Só Jesus na causa!

Só Cristo pode perdoar o mal que praticamos no passado, encher-nos de Seu amor abnegado e ajudar-nos a viver para servir aos nossos semelhantes. Tudo o que Ele pede é que nos arrependamos de nossos pecados, confessando-os humildemente diante dEle, entregando nossa vida para obedecer-lhe daqui para a frente.

Sim! Deus pode nos conceder forças para sermos íntegros em todas as circunstâncias, mesmo que a maioria das pessoas faça o contrário. Seu poder transformador está à disposição de todos, a fim de substituir nosso egoísmo e nossa ambição por Seu amor solidário.

Infelizmente, nem todos aceitam esse poder, porque nem todos desejam mudar. Deus respeita a liberdade do ser humano e não obriga ninguém a viver honestamente. Chegará, porém, o tempo em que, finalmente, a justiça será feita, porque “Deus é um juiz justo”. (Salmo 7: 11). Cristo prometeu que retornará à Terra em glória e majestade, “e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito”. (Mateus 16: 27).

A segunda vinda de Jesus porá fim definitivo à corrupção, porque destruirá os que preferem viver com egoísmo e, por isso, recusam a oferta divina de perdão e transformação. Ao mesmo tempo, o Senhor reunirá todos os que aceitarem Sua salvação e os levará ao Reino eterno de Deus, onde habita a justiça.

O aumento da corrupção nos mostra a proximidade da segunda vinda de Cristo. O apóstolo Paulo advertiu que, “nos últimos dias, sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos”. (2 Timóteo 3: 1-2).

Mas você não precisa desanimar, mesmo que a impunidade reine momentaneamente. Fique firme ao lado do que é correto e aguarde pacientemente a vinda do Senhor. Cristo lá voltará! Pode acreditar!

Por João Nascimento
Fonte: dm.com.br
Anterior Próxima