A atriz Quitéria Chagas ganha na Justiça o direito de fazer a faculdade em casa

http://goo.gl/Mn7Og8 | Quitéria Chagas teve na Justiça o direito reconhecido de poder cursar a faculdade em casa. No nono mês de gestação de sua primeira filha, Helena, a atriz entrou na Justiça para poder executar exercícios e provas em domicílio, conforme o decreto-lei nº 1.044/69 e a lei nº 6.202/75.

Segundo Quitéria, estava muito difícil dar continuidade ao sexto período de Psicologia do Centro Universitário do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - Laureate, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A atriz conta que as dificuldades já começavam ao chegar na faculdade e tentar estacionar o carro. De acordo com ela, as poucas vagas vips do estacionamento disponíveis eram negadas a ela e destinadas à diretoria e até a mesa da sala de aula apertava a sua barriga. "O que conquistei é um direito de todas as grávidas e que é desconhecido das instituições", diz Quitéria. "Lutei, conversei, fiz de tudo para negociar com a faculdade, mas por ver a relutância deles, por ter sofrido durante toda a minha gestação, tive que entrar na Justiça."

A atriz pediu ajuda ao deputado federal e ex-BBB Jean Wyllys. Em sua página no Facebook, Jean explicou como seu deu o trâmite. "Nossa assessoria jurídica entrou em contato com a advogada Carolina Brulher, parceira do mandato e especialista em direitos relativos à maternidade. Ela entrou com uma ação judicial para obrigar o IBMR-Laureate a aplicar as provas na casa de Quitéria, como obriga a legislação federal, o que foi prontamente acatado pelo juiz de direito, que determinou que a instituição cumpra o disposto na lei em até 48 horas, respeitando o calendário escolar de avaliações, com pena de multa em caso de descumprimento por cada exame que não for facultado no devido tempo."

Helena, filha de Quitéria com o empresário italiano Francesco Locati está prevista para nascer em meados de maio. A atriz planeja fazer o parto humanizado em casa. Em uma entrevista ao EGO, ela contou como será: Helena nascerá na banheira do apartamento do casal na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. "Vai ser sem anestesia, pois a oxitocina sintética, usada nos partos cesarianos, prejudica o desenvolvimento humano em diversos fatores. Diminui a imunidade, dificulta a amamentação, atrapalha o vínculo mãe-bebê e pode trazer alergias e problemas respiratórios À criança. Fora os transtornos psíquicos ao longo do desenvolvimento. Está explicado o aumento dos déficits cognitivos, de atenção, entre outros", explicou a atriz.

Fonte: ego.globo.com
Anterior Próxima