goo.gl/mlxZ4U | Caros estudantes, não só no mundo jurídico, mas por toda a nossa vida, em todos os aspectos a “apresentação” está presente, seja ela em uma simples conversa, em um seminário de faculdade ou mesmo em profissões da nossa área. Fato é que uma boa apresentação faz toda a diferença, portanto, seguem abaixo sete dicas a respeito:
Fonte: estudante de direio
1) Defina claramente para que você vai falar
Saber claramente o objetivo da sua apresentação é fundamental para escolher a mensagem correta e elaborar o discurso mais adequado. Para que o público entenda a sua mensagem, você deve conhecer bem o assunto;2) Prepare a sua apresentação
Além de conhecer o tema, você deve escolher uma forma organizada de apresentá-lo. Elabore uma exposição clara e simples que contenha uma introdução, os pontos que serão desenvolvidos e uma conclusão. Faça anotações que sirvam de apoio e eixo para o seu discurso. De acordo com o caso, você pode preparar um material gráfico ou audiovisual para enriquecer a apresentação. Nunca abuse desse recurso, porque você pode cansar o público;3) Seja autêntico
Use as suas melhores aptidões e os seus conhecimentos, sem tentar parecer o que não é. Se você contar uma história para descontrair o ambiente, escolha uma que você realmente ache divertida. Se você der um exemplo para esclarecer melhor a sua ideia, use um que seja interessante para você;4) Dirija a sua imaginação positivamente
Imagine que o público é formado por pessoas interessadas e agradáveis. Considere que você tem uma experiência valiosa para compartilhar e que os seus interlocutores estarão dispostos a conhecê-la;5) Conheça os seus interlocutores
Coloque-se no lugar deles e procure saber quais são as necessidades, inquietações, preocupações e os interesses deles. Assim, você poderá elaborar uma apresentação e assumir um papel que despertem atenção. Isso tornará mais simples manter o contato;6) Controle a situação e o tempo
Agradeça a quem lhe apresentou ao público (se for o caso). Depois, sorrindo, olhe para o público para estabelecer um vínculo (se for muito numeroso, você pode escolher duas ou três pessoas simpáticas e dirigir-se alternadamente a cada uma). Não comece imediatamente, como se estivesse com pressa de terminar. Use algum tempo para atrair a atenção do público. Lembre-se de que você decidirá quando começar, durante quanto tempo vai desenvolver a ideia e como vai concluir;7) Relaxe e aproveite o momento
Respire lentamente e sem esforço. Fale de maneira clara e simples. Não grite nem murmure, não fale correndo nem devagar demais. Se você cometer algum erro, sorria sem dissimular a situação, compartilhando o momento com o público. Siga a ordem das suas anotações e não estique a sua apresentação além do previsto. Lembre-se de que mais não é necessariamente melhor.Fonte: estudante de direio