Desvende 4 mitos sobre o cérebro

http://goo.gl/PrIHWT | O cérebro humano é um órgão que desperta muita curiosidade entre cientistas e leigos. Em meio a tantas pesquisas e experimentos, além das perguntas sem respostas, restam também uma série de ideias equivocadas sobre o funcionamento do sistema nervoso. Conheça alguns desses mitos e descubra qual é a verdade por detrás deles:

1 – Usamos apenas parte do cérebro

Quem já assistiu ao filme “Sem Limites” conhece bem esse mito. Eddie Morra, personagem interpretado por Bradley Cooper, é apresentado a um remédio que permite o uso de toda a sua capacidade cerebral para que assim supere seu bloqueio criativo. No entanto, mais do que isso, Eddie torna-se capaz de aprender línguas e fazer cálculos muito complexos rapidamente, além de conseguir se lembrar de tudo o que leu, ouviu e assistiu na sua vida. Um verdadeiro sonho, não?

Sim, pura imaginação. Praticamente toda parte do cérebro é utilizada inclusive quando dormimos, de modo que a maior parte dele está ativa a todo instante. Portanto, a única estatística que se pode falar sobre o uso do cérebro nesse sentido é que suas atividades consomem cerca de 20% da energia do corpo, embora represente somente 3% do peso de um ser humano.

2 – Todo dano ao cérebro é irreparável

É verdade que este é um órgão bastante frágil, mas mesmo assim nem toda lesão é irreversível. O cérebro tem uma plasticidade que permite não apenas a cura ao longo do tempo, mas também que ele volte a fazer novas conexões. A verdade é que nada é irreversível, de modo que a recuperação plena das funções cerebrais depende a região e da seriedade da contusão.

3 –Você usa mais qual lado do cérebro: esquerdo ou direito?

“Pessoas que usam mais o lado direito, geralmente, são mais criativas, enquanto aquelas que usam a outra parte são mais lógicas”. Você provavelmente já ouviu algo do tipo ao longo da sua vida ou então fez um teste para descobrir qual era a sua personalidade, não é? Pois saiba que, apesar das funções cerebrais serem mais vinculadas a determinadas regiões do órgão, ninguém emprega apenas um de seus lados. Pelo contrário, afinal o cérebro funciona melhor quando todo ele é utilizado, mesmo com a predominância de uma das regiões.

4 – Já nascemos com todas as células cerebrais que teremos na vida

Quem continua a manter este mito vivo certamente nunca ouviu falar na Neurogênese. Este processo é responsável pela criação de novas células de determinadas áreas do cérebro na infância e até enquanto as pessoas envelhecem, sobretudo na região chamada hipocampo. Contudo, é verdade o fato de que a maior parte das células cerebrais é produzida durante o desenvolvimento do feto.

Fonte: Universia Brasil
Anterior Próxima