Peso na consciência e no bolso! Projeto de lei prevê indenização em caso de traição

goo.gl/tJvTo0 | Projeto de Lei, no mínimo, polêmico. Apresentado pelo deputado mineiro Pastor Franklin (PTB), o texto prevê o pagamento de indenização em caso de traição no casamento, tendo como base que qualquer violação aos deveres do casamento, estabelecidos no Código de Processo Civil, como dano moral, e, portanto, passível de compensação.

De acordo com o código, os deveres do casamento são: fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.

Após nove meses de tramitação, o projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça, que analisa a sua constitucionalidade. Se for considerado constitucional, segue para apreciação em outras comissões. Em caso de aprovação, é enviado para análise no Senado.

O projeto de lei não estabelece o valor das indenizações, que, caso seja aprovado, ficam a critério do juiz que analisa o caso. Mas como a indenização é por dano moral, os valores não costumam ser elevados.

*Matéria do dia 20/03/2016, servindo aqui apenas como conteúdo informativo

Fonte: folha vitoria
Anterior Próxima