goo.gl/ND9Yhz | A Samsung confirmou nesta terça-feira (11) o fiasco do Galaxy Note 7 ao pedir que parceiros interrompam a venda do aparelho, recomendar aos usuários que desliguem o aparelho por conta do risco de explosão e confirmar que deixou de produzir o celular.
A gigante sul-coreana tenta agora limitar que o escândalo das baterias explosivas repercuta negativamente para sua imagem. Esse é um dos maiores reveses comerciais da empresa, em um momento de concorrência exacerbada.
A decisão até foi elogiada pela Agência Americana de Segurança do Consumidor. Mas nem isso foi capaz de cessar uma forte queda de 8% das ações da Samsung na Bolsa de Seul.
Com a decisão, a Samsung comprova a derrocada do Galaxy Note 7, lançado com grande expectativa em agosto, com a esperança de pressionar a Apple.
Após alguns phablets pegarem fogo com a explosão da bateria no momento de recarregar o aparelho, a Samsung se viu forçada a chamar um recall em escala mundial de 2,5 milhões de unidades do Note 7 em 2 de setembro.
As imagens de telefones completamente queimados, que circularam nas redes sociais por todo o planeta nas últimas semanas, representaram uma contradição para uma empresa que afirma ser inovadora e prezar pela qualidade.
Celular Galaxy Note 7 é visto em loja em Seul, na Coreia do Sul (Foto: Reuters/Kim Hong-Ji)
"Na primeira vez, é possível pensar em um erro. Mas se você repete duas vezes o mesmo erro no mesmo modelo, isto gera uma considerável perda de confiança dos consumidores", afirma Greg Roh, da HMC Investment Securities.
"O motivo dos consumidores decidirem pela Apple ou Samsung é a confiabilidade do produto. Nesta situação, o dano em termos de imagem será inevitável e a Samsung terá que trabalhar muito para inverter a tendência", completa.
A empresa sul-coreana justificou a decisão pela necessidade de uma "profunda investigação" dos incidentes. "A segurança dos consumidores é nossa prioridade. A Samsung pede a todos os operadores e varejistas que parem de vender e trocar o Galaxy Note 7, enquanto realiza a investigação", afirma o grupo em um comunicado mais claro que o de segunda-feira (10), quando a empresa destacou apenas um "ajuste dos volumes de produção" do aparelho.
A Samsung orienta todos os donos de um modelo original do Galaxy Note 7 ou de um aparelho substituído que "apaguem e parem de utilizar o phablet".
A decisão da Samsung foi elogiada por Elliot Kaye, presidente da Agência Americana de Segurança do Consumidor (CPSC). A Autoridade de Aviação Civil dos EUA (FAA) pediu a passageiros donos o Note 7 que não o utilizem ou o recarreguem durante voos. Também solicita que o aparelho não seja guardado na bagagem.
O fracasso do Note 7 é ainda mais inquietante por acontecer em um momento crítico para o grupo, que enfrenta uma transição complicada de gerações em sua direção. Na semana passada, o fundo americano Elliott Management jogou mais lenha na fogueira ao propor a divisão do grupo em duas empresas independentes.
Da France Presse
Fonte: G1
A gigante sul-coreana tenta agora limitar que o escândalo das baterias explosivas repercuta negativamente para sua imagem. Esse é um dos maiores reveses comerciais da empresa, em um momento de concorrência exacerbada.
A decisão até foi elogiada pela Agência Americana de Segurança do Consumidor. Mas nem isso foi capaz de cessar uma forte queda de 8% das ações da Samsung na Bolsa de Seul.
Com a decisão, a Samsung comprova a derrocada do Galaxy Note 7, lançado com grande expectativa em agosto, com a esperança de pressionar a Apple.
Após alguns phablets pegarem fogo com a explosão da bateria no momento de recarregar o aparelho, a Samsung se viu forçada a chamar um recall em escala mundial de 2,5 milhões de unidades do Note 7 em 2 de setembro.
As imagens de telefones completamente queimados, que circularam nas redes sociais por todo o planeta nas últimas semanas, representaram uma contradição para uma empresa que afirma ser inovadora e prezar pela qualidade.
Celular Galaxy Note 7 é visto em loja em Seul, na Coreia do Sul (Foto: Reuters/Kim Hong-Ji)
Gestão de crise
A gestão da crise feita pela Samsung também foi muito criticada. Somente nesta terça-feira, o grupo reconheceu de forma implícita, pela primeira vez, que os aparelhos dados a usuários para substituir os primeiros exemplares vendidos também tinham problemas."Na primeira vez, é possível pensar em um erro. Mas se você repete duas vezes o mesmo erro no mesmo modelo, isto gera uma considerável perda de confiança dos consumidores", afirma Greg Roh, da HMC Investment Securities.
"O motivo dos consumidores decidirem pela Apple ou Samsung é a confiabilidade do produto. Nesta situação, o dano em termos de imagem será inevitável e a Samsung terá que trabalhar muito para inverter a tendência", completa.
A empresa sul-coreana justificou a decisão pela necessidade de uma "profunda investigação" dos incidentes. "A segurança dos consumidores é nossa prioridade. A Samsung pede a todos os operadores e varejistas que parem de vender e trocar o Galaxy Note 7, enquanto realiza a investigação", afirma o grupo em um comunicado mais claro que o de segunda-feira (10), quando a empresa destacou apenas um "ajuste dos volumes de produção" do aparelho.
A Samsung orienta todos os donos de um modelo original do Galaxy Note 7 ou de um aparelho substituído que "apaguem e parem de utilizar o phablet".
A decisão da Samsung foi elogiada por Elliot Kaye, presidente da Agência Americana de Segurança do Consumidor (CPSC). A Autoridade de Aviação Civil dos EUA (FAA) pediu a passageiros donos o Note 7 que não o utilizem ou o recarreguem durante voos. Também solicita que o aparelho não seja guardado na bagagem.
Fiasco de US$ 10 bilhões
No domingo, AT&T e T-Mobile interromperam as vendas dos Galaxy Note 7, à espera de investigações adicionais. Linda Sui, especialista em telefonia móvel na Strategy Analytics, calcula que o caso pode custar a Samsung "US$ 10 bilhões ou mais".O fracasso do Note 7 é ainda mais inquietante por acontecer em um momento crítico para o grupo, que enfrenta uma transição complicada de gerações em sua direção. Na semana passada, o fundo americano Elliott Management jogou mais lenha na fogueira ao propor a divisão do grupo em duas empresas independentes.
Da France Presse
Fonte: G1