Vaga Suprema: AMB pede que presidente Michel Temer indique juiz de carreira ao STF

goo.gl/XnII0k | A AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, enviou nesta terça-feira, 31, carta ao presidente Michel Temer pedindo que seja nomeado um juiz de carreira para a cadeira vaga no STF.


A associação sugere critério "técnico e ético", o qual prevê que ao menos um terço das vagas seja preenchido por magistrados de carreira. Segundo a carta, seria este um critério técnico e ético desenvolvido para tornar a Corte ainda mais equilibrada e plural.
Os magistrados possuem qualidades necessárias ao bom julgador, conhecem o funcionamento da sociedade, onde iniciam os processos e possuem vasta experiência em decidir, o que certamente contribuirá com o aperfeiçoamento de todo o Poder Judiciário.
O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, destacou que a associação conta com mais de 14 mil juízes e eles não têm representatividade no CNJ e no Supremo. Para ele, os magistrados "precisam ser valorizados, pois se preparam a vida inteira para cumprir a importante missão social de aplicar a lei, julgar processos, fazer com que a Justiça prevaleça".

Vaga

A vaga na Suprema Corte está aberta desde o último dia 19, quando faleceu o ministro Teori Zavascki em acidente aéreo.

Temer ainda não definiu o sucessor, sob alegação de que só o fará quando a Corte máxima escolher o novo relator da Operação Lava Jato.

Veja a íntegra da carta.

Fonte: Migalhas
Anterior Próxima