goo.gl/8A2bKj | Após participar como banca de mais de cem apresentações de trabalhos de conclusão de curso, elaborei algumas dicas que podem auxiliar na apresentação do TCC ou em outros trabalhos no curso de Direito, mas que podem eventualmente auxiliar em outros cursos também:
Normalmente ficamos nervosos diante de uma banca por dois motivos principais: porque presumimos que os avaliadores têm mais conhecimento sobre o assunto e porque estamos inseguros com o domínio do assunto. Não há como evitar a banca, então cabe ao aluno buscar o máximo de conhecimento sobre o assunto de seu trabalho, estudando e revisando o material com antecedência, destacando os pontos principais e conhecendo com detalhes todos os dados, citações e outras informações do texto. Tendo segurança sobre o tema, o aluno consegue desenvolver bem a apresentação diminuindo o nervosismo.
A execução bem sucedida de qualquer atividade depende de um bom planejamento. E esta regra se aplica ao TCC. Portanto, organize sua apresentação para evitar imprevistos que podem te deixar ainda mais nervoso em uma situação que por si só já é um pouco tensa. Chegue com antecedência ao local, verifique como será a apresentação, se sentado ou pé, se haverá público ou não, caso vá utilizar algum recurso audiovisual, verifique se a instituição disponibiliza todos os equipamentos. Já pensou na frustração caso você tenha elaborado uma excelente apresentação em slides, mas na sala não haja tomada compatível para o equipamento? Para evitar uma situação dessas, planeje-se!
O tempo é um fator decisivo para uma apresentação, e existe uma regra infalível para acertar: respeite o tempo mínimo e máximo fixado pela banca. Já participei de trabalhos no qual o aluno falou em três minutos e outros que pareciam intermináveis, o que em nenhum dos casos é adequado. Em eventos científicos ou congressos, em regra há um tempo estabelecido no edital (normalmente de 10 a 20 minutos). No caso do TCC, consulte seu orientador com antecedência ou pergunte para a banca antes de começar, e sempre respeite o que foi estabelecido. Para controlar, você pode usar um relógio, o cronômetro do celular ou até mesmo pedir para a banca sinalizar quando necessário.
É comum que apresentações de trabalhos tenham um momento destinado às perguntas dos avaliadores. Esse momento é fundamental, pois permite aos avaliadores conhecer mais sobre o assunto, além de apresentar críticas e sugestões para o aluno. Por esse motivo, recomendo que o aluno tenha em mãos papel e canetas para eventuais anotações (que podem ser feitas no próprio trabalho) e que tenha tranquilidade para responder cada uma das arguições. Caso não compreenda a pergunta, não há problema nenhum em pedir para o avaliador refazê-la. Se a pergunta não tiver relação com o trabalho, educadamente responda ao avaliador que “o questionamento não foi objeto da pesquisa, mas que futuramente poderá vir a pesquisá-lo”. Em todo caso, se o avaliador tiver opiniões contrárias, evite entrar em um embate acirrado, o que pode ser desagradável para todos os presentes, afinal, é apenas um trabalho acadêmico e não o plenário do STF.
Espero ter contribuído com essas breves dicas, tenho certeza que sua apresentação será um sucesso!
Para mais informações e dicas, me acompanhe através do Fabebook: Fernando Machado ou pelo Instagram: @professorfernandomachado.
Por Fernando Machado - Professor e Doutorando em Direito Constitucional.
Fonte: emporiododireito.com.br
1- Tenha segurança do seu tema
Normalmente ficamos nervosos diante de uma banca por dois motivos principais: porque presumimos que os avaliadores têm mais conhecimento sobre o assunto e porque estamos inseguros com o domínio do assunto. Não há como evitar a banca, então cabe ao aluno buscar o máximo de conhecimento sobre o assunto de seu trabalho, estudando e revisando o material com antecedência, destacando os pontos principais e conhecendo com detalhes todos os dados, citações e outras informações do texto. Tendo segurança sobre o tema, o aluno consegue desenvolver bem a apresentação diminuindo o nervosismo.
2- Planeje sua apresentação
A execução bem sucedida de qualquer atividade depende de um bom planejamento. E esta regra se aplica ao TCC. Portanto, organize sua apresentação para evitar imprevistos que podem te deixar ainda mais nervoso em uma situação que por si só já é um pouco tensa. Chegue com antecedência ao local, verifique como será a apresentação, se sentado ou pé, se haverá público ou não, caso vá utilizar algum recurso audiovisual, verifique se a instituição disponibiliza todos os equipamentos. Já pensou na frustração caso você tenha elaborado uma excelente apresentação em slides, mas na sala não haja tomada compatível para o equipamento? Para evitar uma situação dessas, planeje-se!
3- Tenha cuidado com o tempo
O tempo é um fator decisivo para uma apresentação, e existe uma regra infalível para acertar: respeite o tempo mínimo e máximo fixado pela banca. Já participei de trabalhos no qual o aluno falou em três minutos e outros que pareciam intermináveis, o que em nenhum dos casos é adequado. Em eventos científicos ou congressos, em regra há um tempo estabelecido no edital (normalmente de 10 a 20 minutos). No caso do TCC, consulte seu orientador com antecedência ou pergunte para a banca antes de começar, e sempre respeite o que foi estabelecido. Para controlar, você pode usar um relógio, o cronômetro do celular ou até mesmo pedir para a banca sinalizar quando necessário.
4- Responda às perguntas com calma
É comum que apresentações de trabalhos tenham um momento destinado às perguntas dos avaliadores. Esse momento é fundamental, pois permite aos avaliadores conhecer mais sobre o assunto, além de apresentar críticas e sugestões para o aluno. Por esse motivo, recomendo que o aluno tenha em mãos papel e canetas para eventuais anotações (que podem ser feitas no próprio trabalho) e que tenha tranquilidade para responder cada uma das arguições. Caso não compreenda a pergunta, não há problema nenhum em pedir para o avaliador refazê-la. Se a pergunta não tiver relação com o trabalho, educadamente responda ao avaliador que “o questionamento não foi objeto da pesquisa, mas que futuramente poderá vir a pesquisá-lo”. Em todo caso, se o avaliador tiver opiniões contrárias, evite entrar em um embate acirrado, o que pode ser desagradável para todos os presentes, afinal, é apenas um trabalho acadêmico e não o plenário do STF.
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Espero ter contribuído com essas breves dicas, tenho certeza que sua apresentação será um sucesso!
Para mais informações e dicas, me acompanhe através do Fabebook: Fernando Machado ou pelo Instagram: @professorfernandomachado.
Por Fernando Machado - Professor e Doutorando em Direito Constitucional.
Fonte: emporiododireito.com.br