Universidade de Portugal dá bolsas de estudo a brasileiros (e aceita Enem), confira!

goo.gl/EQ7zEW | Com mais de 20 universidades portuguesas adotando um processo seletivo facilitado para brasileiros, fica cada dia mais simples estudar fora com Enem. Além da candidatura, porém, bolsas de estudos para brasileiros também estão sendo disponibilizadas nas melhores instituições de ensino do país. É o caso do Instituto Politécnico de Leiria, que está com inscrições abertas para seus cursos de pós-graduação e graduação. Para todos, há possibilidade de bolsa de 50% no valor total da anuidade – que já é significativamente mais baixo que as taxas de outros países europeus.

Como funcionam as bolsas do Instituto Politécnico de Leiria


A anuidade dos cursos é de 3 mil euros (nos cursos nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Administração, Tecnologia, Artes, Design e Turismo) e 4 mil euros nos cursos na área da Saúde. Confira a lista completa dos cursos disponíveis.


Leiria, em Portugal: instituto aceita nota do Enem (saiko3p/Thinkstock)

Com as bolsas de 50%, os valores caem para 1,5 e 2 mil euros anuais. O Instituto Politécnico de Leiria possui uma página dedicada a estudantes brasileiros, na qual é possível acessar detalhes sobre o processo de candidatura às vagas nas universidades e informações sobre vida e custos de manutenção em Portugal.

Há três possibilidades de Bolsas: Bolsa Mérito, Bolsa de Cooperação para o Desenvolvimento – direcionada apenas a candidatos de países de língua portuguesa – e Bolsa de Tecnologia – disponível apenas para candidatos dos programas Biotecnologia, Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Civil. O estudante pode se inscrever para as três, mas elas não são cumulativas. Para se inscrever, é preciso submeter seu histórico acadêmico e profissional (no caso de pós-graduação). Confira aqui os detalhes de cada bolsa e como se inscrever para cada uma.

Sobre o Instituto Politécnico de Leiria


O Instituto é uma instituição de educação pública, e possui quatro campi na região central de Portugal, nas cidades de Leiria Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande. Atualmente, abriga 10 mil estudantes em seus cursos de graduação e pós-graduação.

Por Nathalia Bustamante, do Estudar Fora
Fonte: Exame Abril
Anterior Próxima