Não há necessidade de contratar advogado para elaborar um contrato - Por Tatiane Rodrigues

goo.gl/YSJVdU | Neste texto vou te contar um segredo que nenhum advogado te contou, você não precisa contratar um advogado para elaborar ou assessorar o seu contrato, você consegue encontrar tudo que precisa na internet.

Você consegue encontrar qualquer modelo na internet e eu vou te ensinar como montar um bom contrato, para isso basta seguir as seguintes etapas:

1. A primeira coisa a se fazer é identificar qual espécie de contrato você precisa. Para descobrir você precisa saber sobre as características do negócio que está fazendo, por exemplo, se é um contrato bilateral ou unilateral.

2. Abra um dicionário de latim, ao fazer os próximos passos você encontrará palavras que estão em latim.

3. Após ter identificado é necessário que você leia todas as leis que tratam sobre o contrato, é nelas que você encontrará quais são os seus direitos e obrigações.

4. Falando em lei, aproveite para estudar sobre os princípios contratuais, o seu contrato não pode desrespeitá-los.

5. Ainda, leia os artigos da lei que falam sobre as causas de nulidade e anulabilidade, você não irá querer ter problemas futuros.

6. Separe e analise os documentos necessários, lembre-se que cada documento tem uma função no contrato. Ressalto que, a parte mais importante é a análise dos documentos, uma boa análise pode afastar os riscos e contratempos futuros.

7. Estando tudo certo com a documentação é hora de começar a elaborar o contrato. Agora é a hora de procurar o modelo do contrato na internet.

8. Após escolhido o modelo basta passar as informações para o contrato.

9. Os modelos de contratos muitas vezes trazem cláusulas que não respeitam os princípios ou a lei, porém como você estudou sobre o contrato saberá identificar tais cláusulas e fazer as alterações necessárias.

10. Na internet os modelos não são completos, será necessário você criar outras cláusulas. Mas não esqueça de que não pode criar cláusulas que desrespeitam o ordenamento jurídico.

11. O seu contrato está pronto, agora basta imprimir e assinar.

Como se pode observar, fazer um contrato não é tão fácil e simples como parece, é necessário seguir todos os passos e, principalmente, estudar bastante.

Um bom contrato é capaz de reduzir os riscos do seu negócio e evitar prejuízos. Por outro lado, um contrato que não for bem elaborado pode trazer muita dor de cabeça, acabando em discussão no judiciário.

O advogado estudou no mínimo 5 anos para saber classificar os contratos, para aprender os significado das palavras em latim, para saber quais leis são aplicadas no contrato e interpretá-las, aprendeu a função de cada documento e adquiriu a expertise para a elaborar as cláusulas contratuais. É por este motivo que o ideal é contratar um advogado para elaborar ou assessorar o seu contrato.


Por Tatiane Rodrigues - Formada em direito em 2014. Advogada inscrita no quadro de advogados do estado de São Paulo, sob o número 358.546. Pós-graduanda em direito imobiliário e tributário.
Fonte: Jus Brasil
Anterior Próxima