Segredos do SEO: como isso pode ajudar seus artigos jurídicos - Por Natália Oliveira

goo.gl/4kZqdp | Se você nunca ouviu falar em SEO te desafio agora a ler este artigo, principalmente se você já produz conteúdos jurídicos para a internet ou está pensando em começar. Provavelmente já tem noção de que os cartões de apresentação não são suficientes para o mundo moderno e que a internet é um território onde você precisa estar, certo? Então por que não entender como funciona o que acontece até uma pessoa te encontrar pelo Google?

Vamos lá!

O que é SEO?


Significa search engine optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca, e um “mecanismo de busca” nada mais é do que o Google ou o Bing, por exemplo. São os sites por onde você faz pesquisas na internet. Em SEO utiliza-se diversas técnicas para melhorar a posição do documento nas pesquisas, pois é obviamente muito melhor figurar nos primeiros resultados, na primeira página, já que os acessos às páginas seguintes é infinitamente menor.

As páginas de resultado dos mecanismos de buscas são chamadas de SERP, search engine results page, página de resultados do mecanismo de busca. Dê uma olhada para o resultado que aparece imediatamente quando pesquiso “pensão alimentícia”:

Nesse momento em que pesquisei, o Wikipédia apareceu primeiro em um snippet rico, esse card com um pedaço de texto do próprio Wikipédia. Um snippet, em tradução literal, é um fragmento, e nesse contexto é um fragmento da informação do artigo que se destacou na pesquisa. Vários pontos sobre SEO dependem dos desenvolvedores/programadores, como esse dos snippets, mas existem também diversas práticas necessárias para quem escreve o conteúdo, tanto na qualidade do conteúdo como na sua organização. Além do snippet você pode observar várias caixinhas com perguntas dentro do mesmo universo: “qual é o valor da pensão (...)”. Essa é mais uma forma do Google facilitar a sua busca, lhe dando opções de perguntas similares.

O Google utiliza um algoritmo (sequência lógica de passos para realizar alguma coisa) que é refinado exaustivamente e constantemente. Isso envolve inclusive testes para verificar qual o resultado de pesquisa mais satisfatório. Para isso a gigante de tecnologia utiliza uma métrica interessante chamada CTR, o click through rate: é a taxa de cliques que o documento teve. Aliado a isso, mede o dwell time, que diz respeito ao tempo que uma pessoa passa na página. Mas essas não são as únicas métricas, afinal, se todo mundo já soubesse qual o algoritmo exato era só fazer exatamente o que o algoritmo procura! Os resultados dependem dos testes constantes.

Um ponto importante para compreender é sobre as keywords, palavras e termos-chave do assunto que estamos tratando. Existem termos de busca que podem ser short tail ou long tail; o primeiro se refere aos termos mais genéricos, iniciais, abrangentes, como por exemplo “pensão”. Nesses casos é muito provável que a pessoa ainda não tenha algo específico em mente, ou que simplesmente esteja no início de sua pesquisa. Quando o termo é mais genérico é quase certo que haverá muito mais resultados. Dê uma olhada nessa situação:

pensão alimentícia quando a mãe não trabalha

Quando alguém pesquisa isso na internet significa que já tem uma ideia mais direcionada do seu problema jurídico.

Trabalhar com SEO está cada vez mais importante no cenário de marketing digital, dado o crescente uso de tecnologia e pessoas conectadas à internet procurando por informação. Até porque temos coisas que dificultam outros documentos de aparecerem na frente das pesquisas de forma orgânica, como os anúncios (significa que alguém “comprou” aquele termo para aparecer na frente!) e também o próprio volume imenso de conteúdo.

Como começar a utilizar SEO em seus artigos jurídicos


Agora que você já compreende alguns conceitos de SEO pode ensaiar alguns passos. Como esse artigo é introdutório irei passar algumas coisas básicas que extraí de vários artigos e ferramentas (estão em inglês como fonte ao final).

Até aqui podemos compreender deduzir algumas coisas:

  1. Um bom título que chame a atenção e seja compatível com a busca (do seu público, e não com termos que você usaria) -> influenciar o click;
  2. Um excelente começo de conteúdo, que vai determinar se o leitor continua ou não na página -> influenciar o tempo de página;
  3. Um conteúdo robusto e bem escrito que cubra bem o tópico pesquisado, para aumentar o tempo da pessoa na página -> influenciar o tempo de página;
  4. Cobrir bem o conteúdo com as palavras-chave (sem repetições desnecessárias!) -> cobrir as keywords.

Exemplo para o ponto 1: no título desse artigo chamei a atenção do leitor com um termo atrativo, segredo, e usei minhas keywords principais que são SEO e artigo jurídico.

Exemplo para o ponto 2: começou com uma interrogação no título, escrita do jeito que seu público iria procurar? Tente ao máximo responder de pronto no primeiro parágrafo.

Exemplo para o ponto 3: você deseja atrair advogados trabalhistas e por isso escreveu um artigo sobre peças trabalhistas no seu site/blog. Um bom artigo sobre isso vai cobrir tanto aspectos básicos sobre como fazer uma boa peça no geral como dicas que sejam específicas, problemas recorrentes com a reforma, pontos importantes, etc.

Um conteúdo completo não precisa ter o tamanho de uma monografia (quando são maiores os mais estrategistas costumam fazer um ebook!), mas é interessante pensar em cobrir a maior quantidade de tópicos dentro daquele assunto. É por isso que listas e guias são tão famosos na internet. Dê uma olhada no título e nos tópicos desse artigo:

Isso é uma espécie de guia; pense em quanta gente escreve como fazer x ou como conseguir y. Já falei sobre títulos nesse artigo, tem algumas dicas interessantes nele. Dentro do texto a autora fez um sumário para cobrir o tema:

Outro coisa interessante que nos remete ao ponto 4 citado anteriormente é variar os termos e expressões dentro do seu artigo, que podem levar as pessoas a chegarem naquele conteúdo. Por exemplo, pode ser que alguém faça as seguintes pesquisas:

como me separar

como me divorciar

como pedir o divórcio

quero me separar

fui traída quero me separar

E variações do tipo. Sempre tenha em mente: como o meu público pesquisa? Como se comunica? A depender da resposta as pesquisas irão divergir bastante.

Isso tudo faz parte da pesquisa por keywords, uma análise anterior dos termos que as pessoas estão utilizando para chegar na informação. Repare nas sugestões que aparecem antes de dar enter em uma pesquisa sobre rescisão:

Isso te ajuda a organizar e direcionar o seu conteúdo. Se quiser aprofundar seus estudos você pode utilizar o Moz, o Google Trends e dar uma lida nesse artigo sobre pesquisa de palavras chave, para te auxiliar.

Exemplo de pesquisa no Trends:

Exemplo de pesquisa no Moz:

Por enquanto é isso. Se você chegou até aqui já está com bastante informação na cabeça! Qualquer coisa me manda uma mensagem. Caso tenha dicas para acrescentar ou quiser corrigir alguma coisa é só postar nos comentários.

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Fontes:

Backlinko

Alejandro Roja

Optmonster

Moz

Neil Patel

Moz Explorer (necessário se cadastrar)

Photo by Christopher Gower on Unsplash

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Natália Oliveira
Conhecimento é poder. Faça bom uso.
Estudante de Direito da UNEB. Amante da literatura, da arte e da filosofia, da ciência e tecnologia, das artes marciais, música e cultura.
Fonte: nataliafoliveira.jusbrasil.com.br
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