Concurseiros passam quase 20h/dia estudando e dão dicas de como se preparar para provas

bit.ly/2Zc58nE | Se preparar para concursos públicos é algo tão intrínseco à rotina de centenas de milhares de pessoas, que os candidatos passam quase 20h por dia estudando, ficando popularmente conhecidos como “concurseiros”. O TV Trabalho, quadro exibido pelo Jornal Anhanguera 1ª Edição, em Goiás, fez um levantamento dos processos seletivos abertos no estado, além de dicas sobre como organizar os estudos (veja abaixo).

De acordo com o professor Renato Calixto, que dá aulas em um curso preparatório para concursos públicos, os candidatos devem se esquecer das redes sociais e tentar driblar o cansaço, conciliando os estudos com o trabalho. Além disto, ele destaca a importância do foco: saber o que quer, para focar no conteúdo a ser estudado.

“É um processo de memorização, de revisão constante”, diz o professor.

Dicas de estudo


  1. Mire em um concurso público
  2. Faça muitas questões
  3. Faça provas de concursos anteriores
  4. Abandone o uso de redes sociais
  5. Refaça as provas de concursos anteriores

A TV Anhanguera visitou dois cursinhos preparatórios de Goiânia. Para estudar neles, o aluno paga, em média, R$ 800 por três meses de aulas.

Bruna Felício é uma das candidatas que fazem da rotina uma maratona para conciliar saúde, vida pessoal, profissional e a rotina de estudos. “Eu acordo às 5h, treino das 6h às 7h, depois venho para o cursinho. À tarde eu trabalho”, disse.

Já o estudante Arthur Rennê sonha em ser Policial Militar. Ele já até conseguiu ser aprovado em uma seleção fora de Goiás, mas afirma que está focado, para conseguir uma vaga na PM goiana. “Já vão fazer 8 meses. Como é o meu foco, continuo a estudar”, disse.

Fonte: g1 globo
Anterior Próxima