No dia 17 de dezembro, conforme denunciou a coluna Na Mira do Metrópoles, a facção paulista implementou uma norma nas comunidades da capital e da grande São Paulo.
Por meio de faixas, os criminosos alertam para proibição de empinar moto, conhecido como “chamar no grau” e “tirar giro”, manobra realizada pelos motociclistas que provoca um forte barulho emitido através do escapamento.
Veja fotos de São Paulo:
A facção alertou que, em caso de desrespeito às regras, o infrator estava “sujeito a cacete”. Nos avisos, o PCC ainda reforça: “Não aceitamos isso na nossa comunidade”.
Pouco mais de 15 dias depois, três faixas com os mesmos dizeres apareceram em Vitória. Os avisos diziam: proibido “tirar de giro” e “chamar no grau”. Sujeito a cacete. Não vamos mais aceitar essas coisas na comunidade”.
Veja fotos em Vitória:
A Polícia Militar local informou que atua diante da notificação de moradores de infrações cometidas pelos motociclistas.
Já a prefeitura local disse ter retirado os alertas, ainda sem autoria identificada, nesta segunda-feira (3/1). Ao Metrópoles, a Prefeitura de Vitória informou que as faixas foram retiradas pelas equipes da Central de Serviços. O trabalho foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal de Vitória.
“O crime de ameaça é ação privada, condicionada à representação. Caso o cidadão sinta-se ameaçado, deve procurar uma delegacia de Polícia Civil e registrar a denúncia”, disse a prefeitura.
A Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) informou que tem feito operações com a Guarda Civil Municipal (GCMV) em todas as regiões da capital para coibir comportamentos ilícitos de motociclistas no trânsito.
Faixas retiradas:
Recolhimento
Na última quinta-feira (30/12), houve recolhimento de motocicleta de um homem que estava fazendo manobras perigosas na região da Grande Goiabeiras. A motocicleta foi entregue no pátio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).
Fonte: metropoles.com