Até o momento, a operação já acatou da prisão de onze pessoas em quatro estados diferentes, além da derrubada de cerca de 266 sites ilegais no Brasil, 53 no Reino Unido e 6 nos Estados Unidos, sem contar mais de mil aplicativos de streaming e música. "O prejuízo causado pelos crimes é de R$ 366 milhões por ano", disse Alessandro Barreto, delegado e Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça.
Segundo o delegado, dos 30 mandatos de busca e apreensão cumpridos, um deles ocorreu "no Metaverso", onde mapas e eventos eram criados para atrair interessados em vídeos e música, de forma a promover as plataformas piratas, como informado pelo portal Tilt da UOL. No entanto, os detalhes da ação seguem em segredo de Justiça, pairando a dúvida sobre como pode ser possível apreender algo no Metaverso.
Internautas
Lucas Negrisoli, jornalista, postou uma série de tweets em que compilava as informações que conseguia obter sobre a operação. No entanto, segundo ele, "ninguém soube explicar, até agora, o que diabos é um mandado cumprido no metaverso. A assessoria da pasta chegou a me mandar, literalmente, a definição de metaverso da Wikipédia."
Quarto dia
— Negrisoli (@lucasnegrisoli) June 24, 2022
Conversei com um dos coordenadores de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça
O que ele afirmou é que havia práticas criminosas "dentro do metaverso", o que caracteriza um mandado "dentro do metaverso"
Ele não revelou qual foi plataforma
Mas https://t.co/TanxA7pEWL
Ele citou que a internet tem "camadas" – superfície, coisas não-indexadas, darkweb etc
— Negrisoli (@lucasnegrisoli) June 24, 2022
Fortine está em qual delas? Ele considerou como metaverso. Second Life, idem
É preciso de um avatar para ser metaverso? É preciso estar usando equipamentos de VR? Não sei dizer até agora
Rapidamente, diversos internautas já começaram a fazer memes sobre como imaginam que seria uma busca e apreensão no Metaverso. Veja:
Imagens exclusivas da operação https://t.co/gaoZEdbymD pic.twitter.com/t1Yt5OZHOi
— The Last Fábeo™ (@TheLastFabeo) June 24, 2022
A Operação 404 recebeu o nome em referência ao código de erro de quando uma página da web não é encontrada. Ela foi iniciada em 2019, e segue em andamento.
Fonte: aventurasnahistoria.uol.com.br