Poesia foi a inspiração para um dos maiores juristas do estado do Rio e do país. No Dia Nacional da Advocacia, Waldemar Zveiter deu nome e doou obras a um novo espaço de aprendizado.
“Meu pai também é poeta, tem alguns livros de poesia. Para nossa família é uma honra muito grande, meu pai que presidiu a Ordem no antigo e no novo estado tem seu nome agora eternizado aqui nesse momento”, disse o ex-presidente da OAB-RJ, Sérgio Zveiter.
A inauguração da Biblioteca Waldemar Zveiter aconteceu na sede da OAB-RJ.
OAB inaugura biblioteca pública com quase 6,5 mil livros de direito — Foto: Reprodução/TV Globo“Pelo pai, pelo que ele representa na nossa vida, na vida de tantas pessoas que ele pode contribuir no conhecimento jurídico como ser humano, é uma emoção muito grande”, disse o desembargador Luiz Zveiter.
Waldemar Zveiter foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. E em 1989, tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde trabalhou até a março 2001.
O homenageado com o nome da biblioteca e doador de todas essas obras completou 90 anos de idade agora em julho e não ir na inauguração por questões de saúde. Mas mandou o recado de que está muito feliz de poder compartilhar todo esse conhecimento — são mais de 6,4 mil obras.
A biblioteca fica no 8º andar do prédio da OAB-RJ e será aberta ao público.
‘Ela fica permanentemente aberta ao público para que todos possam consultar. Isso é um símbolo de amor à advocacia nesse 11 de agosto”, disse o presidente da OAB, Luciano Bandeira.
“Muitos livros, muitos títulos, tratados de direito, e que vão ser muito importantes para os advogados da capital”, fala a advogada da Comissão de Filosofia do Direito e Literatura da OAB-RJ, Érika Alcântara.
Waldemar Zveiter — Foto: Reprodução/TV GloboFonte: g1