Uma das maiores dificuldades é como se organizar para conseguir estudar todos os conteúdos necessários. Se você já teve essa dúvida ou procurou saber como fazer isso, provavelmente você já ouviu falar sobre elaborar um cronograma de estudos.
Pensando exatamente nisso, preparamos este post com 5 dicas infalíveis para montar um planejamento de estudos que seja adequado à sua rotina. Continue a leitura e aprenda!
Para sermos mais didáticos, adotaremos o sistema de plantão 12x36, mas certamente se aplica para qualquer rotina de plantão.
1. Você não irá estudar nas 12h de trabalho
Tenha isso em mente. Coloque na cabeça que o seu momento de trabalho é para trabalhar. Não deve entrar no seu planejamento de estudos nenhum horário que conflite com seu momento de trabalhar.
Admita, no máximo, resolver questões durante algum pequeno intervalo. Só que isso não deve ser colocado como um momento obrigatório no seu cronograma, deve ser apenas um plus nos seus estudos.
2. Só não dá certo para quem não estuda
Não ache que o fato de você não ter uma rotina com todos os dias disponíveis para estudar que não vai dar certo para você. Vai sim. Pode ficar tranquilo.
Só não dá certo para quem não estuda de verdade, para quem é concurseiro por profissão. Você não é. Na verdade, você já tem uma profissão e está querendo é trocar.
Então coloque na sua cabeça e tenha a consciência que é perfeitamente possível estudar bem e com qualidade mesmo trabalhando em regime de plantão.
3. O segredo é colocar o plantão na programação
O grande segredo para ter um bom desempenho nos estudos e uma rotina realmente produtiva é incluir o plantão dentro da sua programação de estudos.
A ideia é que você faça o que tem que ser feito na hora que tem que ser feito. Nada de ficar se matando em momentos aleatórios, dormindo ruim ou sem querer ter atividades de lazer por peso na consciência. Se seu trabalho é importante (e ele provavelmente é), você programa seus estudos já com o horário dos plantões separado. Vai te passar mais tranquilidade.
4. Seu planejamento deve conter dias corridos e não dias da semana
Dentro do seu planejamento de estudos considere colocar seus estudos assim: dia de estudos 01, dia de estudos 02, dia de estudos 03 e assim por diante.
Nada de colocar “domingo, segunda, terça […] seria um trabalho sem fim. Tem semanas que você vai estudar quarta-feira, tem semanas que você vai trabalhar quarta-feira. Normal e esperado.
5. Considere pedir a ajuda de um profissional
Caso você não sinta segurança em preparar o seu próprio planejamento de estudos, não hesite em chamar um profissional.
Ele certamente irá te traçar um bom caminho e uma boa rota a ser seguida. Apenas fique atento aos profissionais de verdade e aos donos de segredos milagrosos.
Não existe segredo. Existe método! E com isso nós podemos te ajudar a criar esse cronograma adaptado à sua vida real.
Ah! Se quiser conhecer meu Planejamento Personalizado, acesse AQUI.
Espero ter te ajudado. Bons estudos!
Por Felipe Medeiros
+5000 alunos, +12 livros, mentor desde 2015 e aprovado 7x.