A pena do artista foi definida nessa quinta-feira (22/9) no Supremo Tribunal da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá. De acordo com o jornal New York Post, Grantham não terá possibilidade de liberdade condicional nos primeiros 14 anos de condenação.
No Canadá, o assassinato em segundo grau tem como sentença a prisão perpétua automática, mas a audiência aconteceu para definir o tempo de espera para a solicitação de liberdade condicional.
Entenda
De acordo com promotores que atuam no caso, Ryan Grantham assassinou a mãe, Barbara Waite, no dia 30 de março de 2020, com um tiro na cabeça, enquanto ela estava de costas, tocando piano.
Após o crime, ele teria pegado dinheiro, comprado drogas e explosivos e passado um tempo assistindo TV. Em seguida, cobriu o corpo da mãe com um lençol e foi dormir. No dia seguinte, ele colocou velas em torno do corpo dela e partiu para assassinar Trudeau.
Justin Trudeau
Ele ainda planejava assassinar o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Três armas, munições, 12 coquetéis molotov, material de acampamento e um mapa com instruções para chegar à casa do primeiro-ministro, em Ottawa, foram encontrados no carro de Grantham.
O ator, contudo, teria mudado de ideia e cogitando massacres na Ponte Lions Gate de Vancouver e na universidade na qual estudava. Ele acabou desistindo e indo para uma delegacia, onde confessou os crimes.
O corpo de Barbara Waite foi achado no dia seguinte ao crime, pela filha dela, Lisa Grantham. A irmã do ator foi ao local após a mãe não responder às suas mensagens e aos seus telefonemas. Ela afirmou ao depor no julgamento do irmão: “Como posso confiar em qualquer pessoal após o meu único irmão executar a minha mãe com ela de costas?”.
Fonte: metropoles.com