Fake News: “STF autoriza cancelamento da CNH em caso de atraso do IPVA”

Via @uolnoticias | É falso que o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha determinado o cancelamento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por causa de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) atrasado. Não há nenhuma decisão desse tipo no site do tribunal (veja aqui). 

O que diz o post falso? 

Circula no WhatsApp e no Facebook um vídeo reproduzido do Kwai em que um narrador diz que o STF autorizou o cancelamento da CNH em caso de IPVA atrasado "a partir de hoje", sem dizer a data exata.

Segundo o narrador, a medida teria o objetivo de "diminuir o número de inadimplentes e veículos irregulares no país". Essa fake news circula, no mínimo, desde 2018. 

Por que é falso? 

Além de não ter nenhuma decisão recente do tipo no site do STF, a fake news já foi desmentida pela TV Justiça em 2021 e pela Lupa. Em 2018, o boato foi desmentido pelo Estadão e pelo Fato ou Fake.

Segundo a TV Justiça, as decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) — e não do STF — sobre o assunto foram, na verdade, no sentido contrário do que afirmam as publicações falsas. A Justiça decidiu que a suspensão da CNH em razão de dívida fere o direito à liberdade das pessoas e, portanto, é inconstitucional. Procurada, a assessoria do STF disse que a informação é inverídica, e o STJ afirmou que não há qualquer decisão do tribunal com este teor.

Fonte: noticias.uol.com.br

Anterior Próxima