TJ-MG vai começar a usar inteligência artificial para redação de textos

Via @jurinews | O Tribunal de Justiça de Minas Gerais apresentou nesta quarta-feira (25) o Sistema Assistente Virtual de Inteligência Artificial (SAVIA). A ferramenta, orientada por inteligência artificial (IA), é capaz de auxiliar magistrados, servidores e colaboradores da área administrativa do TJMG na redação de textos e documentos. 

A ferramenta é baseada na recém-lançada plataforma ChatGPT e utiliza o modelo de inteligência artificial GPT-3.5, desenvolvido pela norte-americana OpenAI, instituição sem fins lucrativos com sede em São Francisco/CA (EUA) para pesquisa e desenvolvimento colaborativo de modelos de inteligência artificial.

A plataforma, que tem como objetivo redigir textos de forma similar aos produzidos pelo ser humano, está em fase de desenvolvimento e foi disponibilizada para testes. Posteriormente, mas ainda sem data definida, o uso do modelo de inteligência artificial será oficialmente disponibilizado para os interessados. 

A nova ferramenta, que será testada para o desenvolvimento de atividades administrativas, poderá futuramente ser adotada pelo TJMG auxiliando na redação de e-mails, portarias, resoluções, relatórios e textos em geral. 

Todas as informações desejadas pelo usuário são faladas ou digitadas e a ferramenta, em questão de segundos, é capaz de buscar todas as informações solicitadas na Internet e sugerir o texto desejado. Caberá ao usuário realizar as correções que julgar pertinentes. 

FERRAMENTA SERÁ TESTADA DE FORMA EMBRIONÁRIA

O presidente do TJ-MG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, afirmou que a ferramenta SAVIA poderá ser muito útil no dia a dia de magistrados e servidores.

“A ferramenta será utilizada em departamentos que produzem textos de forma repetitiva, deixando o trabalho mais eficiente”, pontuou o presidente. 

“Por enquanto, será utilizado de forma embrionária, uma vez que ainda não está à venda no mercado. Tenho certeza que em um futuro próximo a nova ferramenta será um sucesso dentro do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, acrescentou. 

O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria, afirmou que ainda não há uma data definida para o uso da ferramenta, uma vez que o serviço ainda não foi disponibilizado pela OpenAI para consumo em produção. “Vamos aproveitar este período para testar a proposta da ferramenta e verificar a sua utilidade e compatibilidade para uso pela área administrativa do TJMG, além da sua aderência ético-normativa e eventuais limites de uso, à luz da Resolução n. 332/2020 do CNJ”, afirmou o magistrado. 

O QUE É GPT

GPT é a sigla para Generative Pre-Training Transformer, um modelo de IA de 3ª geração (GPT-3) que usa uma técnica de processamento de linguagem natural (PLN) do tipo autorregressiva, utilizando dados e informações disponíveis na internet e contando atualmente com 175 bilhões de parâmetros de aprendizagem de máquina. Dessa forma, a tecnologia não utilizada dados e informações dos usuários, garantindo-se a proteção de dados exibida pela LGPD. 

Por Redação JuriNews

Fonte: jurinews.com.br

Anterior Próxima