“Desrespeito que vai desde de piadas de mau gosto a casos extremos. E, infelizmente, por vergonha e certeza da impunidade, as advogadas preferem não levar esse tipo de situação ao conhecimento da entidade. Por isso, a criação desse canal de denúncia e apuração dos fatos tornou-se um de nossos compromissos de campanha“, afirma o presidente da 2ª Subseção da OAB SP.
A tesoureira da OAB Santos, Daniella Berkowitz, explica que: “o Comunica Mulher Advogada é, na verdade, uma rede de apoio à colega que, durante seu trabalho, tem seus direitos ignorados ou violados, propositadamente. Casos não faltam como exemplos: são insinuações desrespeitosas de gênero até a violência física, de fato. Quando isso acontece no ambiente de trabalho ou dividindo a tela de um computador, algo tem que ser feito”.
Já a secretária-geral adjunta da Subseção, Jackeline Pereira, ressalta que trata-se de um canal de denúncia seguro e eficaz. “Ele foi pensado para que as advogadas, em especial as recém-inscritas na Ordem, possam contar com outras colegas, que vão saber a melhor orientação. O importante é trazer a situação para ser resolvida. Qualquer ofensa à advogada, seja verbal, comportamental ou física, no trabalho, junto ou não de seus clientes, deve ser reportada”, destaca Jackeline.
Prerrogativas
“Formamos um grupo de diretoras responsáveis por acolher a denúncia, em um primeiro momento, e encaminhar de forma correta cada situação. O Comunica Mulher Advogada conta com as presidentes das Prerrogativas Previdenciária, Federal, Criminal, Trabalhista e Civil, além da Comissão da Mulher Advogada”, informa a diretora adjunta de Prerrogativas da Subseção, Tânia Machado de Sá.
O serviço deve ser acionado pelo e-mail comunicamulher@oabsantos.org.br ou por meio do aplicativo OAB Santos (disponível para Android e Apple).