O que aconteceu?
De acordo com a entidade Donor Child Foundation, que entrou com o processo junto à uma das mães, o homem, identificado como Jonathan Jacob Meijer, pode ser pai de 550 crianças.
Ambos querem que a Justiça o proíba de doar por um tempo e que os espermas que ainda estão nos bancos -- e que não estejam reservados -- sejam destruídos.
Em 2017, a Sociedade Holandesa de Obstetrícia e Ginecologia alertou que Meijer era pai de 102 crianças em dez clínicas diferentes na Holanda.
Após o caso ter sido descoberto no país, o músico passou a doar no exterior, em países como Dinamarca e Ucrânia, por meio de serviços ofertados em sites e pelas redes sociais, é o que informa o Daily Mail e o veículo de notícias holandês AD.
Mulher pagou 165 euros por pote de sêmen
Uma mãe de dois de seus filhos disse ao The New York Times que Meijer sabia se apresentar bem.
"Ele parecia calmo, simpático e bem-comportado. Ele amava a música e falava sobre seus pensamentos sobre a vida. Ele parecia 'O Garoto da Casa ao Lado'".
Ela falou com Meijer pela primeira vez em um site para futuros pais e marcou um encontro na estação de Haia. Lá, teria pagado a ele 165 euros (o equivalente a R$ 930) por um pote de sêmen.
Após o nascimento de seus dois filhos, a mãe conta que entrou em contato com outras mulheres que teriam utilizado os serviços de Meijer, quando então descobriu sobre o número de 102 filhos só na Holanda.
Jonathan Jacob Meijer pode ser pai de 550 crianças, diz fundação - Reprodução/Youtube - Reprodução/YoutubeTies van der Meer, da Donor Child Foundation, disse ao jornal Volkskrant que, no passado, várias mães pediram para que ele parasse de vender ou doar seus espermas, no entanto, ele nunca respondeu aos interesses, bem como aos direitos das crianças, e escondeu de todas as mulheres com quem conversou o fato de ser pai de centenas dentro e fora do país.
Por que doação excessiva pode ser perigosa?
Uma das diretrizes das clínicas da Holanda é a de que um doador de esperma pode ter no máximo 25 filhos. Van der Meer considera que "pode ser muito difícil mentalmente para os filhos de um doador saber que seu seu pai biológico tem muitos filhos". Ele ainda acrescenta que é biologicamente perigoso se as pessoas entrarem em um relacionamento sem saber que são parentes.
Segundo informações do AD, é a primeira vez que um doador de esperma deverá comparecer ao tribunal por conta de suas doações. Em 2021, Meijer se pronunciou sobre as acusações ao The New York Times:
"Sei que as pessoas são rápidas em me julgar ou pensam que doo por motivos narcisistas. Mas o que me motiva como doador é apenas fazer algo realmente grande com apenas uma pequena ajuda, a valorização dos destinatários e os sentimentos e lembranças calorosas que compartilho com as crianças e os destinatários."
A Donor Child Foundation espera que o caso ocorra no próximo dia 13 de abril. O juiz ordenou que o homem de 41 anos esteja presente.
Fonte: noticias.uol.com.br