O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, encontrou-se com representantes da Anac nessa segunda-feira (10/7) para discutir o tratamento dado aos passageiros em voos comerciais.
Durante o encontro, autoridades da Anac apresentaram aumento no número de “passageiros indisciplinados”, que desrespeitam as regras ou normas de conduta em um aeroporto ou a bordo de uma aeronave. O intuito da agência é punir esse tipo de consumidor.
No entanto, a proposta de banir os passageiros indisciplinados é considerada irregular pela Senacon.
Encontro com a Anac
Wadih Damous também cobrou medidas da Anac junto às companhias aéreas para melhorar o serviço oferecido aos passageiros, principalmente para evitar brigas e discussões.
“As empresas prestam um péssimo serviço, as reclamações dos consumidores e consumidoras são inúmeras em todo o Brasil. Quero muito aprofundar esse diálogo com a Anac para nós tratarmos esse assunto da prestação de serviços pelas companhias”, afirmou o secretário.
A Anac declarou que intensificará a fiscalização e adotará medidas para melhorar a prestação de serviços.
Passageiros indisciplinados
A criação da lista para punir passageiros que tiveram um mau comportamento é defendida pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que destaca o aumento de casos de indisciplinas por parte dos consumidores das companhias aéreas.
O Regulamento Brasileiro de Aviação Civil determina que em casos de indisciplinas de passageiros a companhia aérea deve acionar a Polícia Federal. Além disso, o comandante da aeronave tem o aval para solicitar que o passageiro em questão desembarque no aeroporto mais próximo.
Por Maria Eduarda Portela
Fonte: metropoles.com