Entre goles de champanhe e risadas das jogadoras no vestiário, Jenni diz categoricamente que não gostou da atitude do mandatário espanhol, apesar de ter levado o ocorrido com tranquilidade. "Não gostei. Mas o que eu ia fazer?", diz a atleta durante transmissão ao vivo em seu Instagram. Veja:
Mostraram a Jenni Hermoso o vídeo de Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, beijando a sua boca na cerimônia das medalhas.
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) August 20, 2023
Ela diz: "mas não gostei".
Depois, ainda justifica: "o que eu ia fazer?"pic.twitter.com/UE7K6FNZYa
Titular na final e peça importante na campanha que levou ao título inédito da Espanha, Jenni Hermoso chegou a perder um pênalti no segundo tempo da grande decisão.
A cena do beijo repercutiu muito nas redes sociais. Inúmeros internautas condenaram a atitude de Rubiales, inclusive a ministra de igualdade da Espanha, Irene Montero.
"É muito simples. Duas pessoas se beijam se ambas quiserem, se houver consentimento. Só sim é sim. A violência sexual, principalmente as menos intensas, continua invisível e normalizada, mas é preciso chamá-la pelo nome para acabar com ela. Não é apenas machismo, abuso de poder ou ato machista: é violência sexual", disse a ministra em sua conta oficial no Twitter.
Es muy sencillo. Dos personas se besan si ambas quieren, si hay consentimiento.
— Irene Montero (@IreneMontero) August 21, 2023
Solo sí es sí.
Dentro das quatro linhas, a Espanha conquistou o inédito título mundial depois de um jogo muito acirrado contra a Inglaterra. As espanholas chegaram ao gol solitário na partida pelos pés de Olga Carmona e venceram por 1 a 0 as rivais inglesas em duelo realizado no estádio Accor, em Sydney, na Austrália.
As atletas superaram, além da Inglaterra, os próprios conflitos internos que tinham com o técnico Jorge Vilda. As jogadoras questionavam a forma de trabalho e a postura do treinador, e inclusive fizeram um abaixo-assinado, com 15 das atletas. O pedido, porém, foi ignorado pela federação espanhola, que bancou o técnico que ajudou a levar o time ao título inédito.
Com a conquista da seleção principal, a Espanha se torna o primeiro país a vencer todos os Mundiais com seleções de base e principal. Em 2022, a seleção espanhola sub-20 e a sub-17 venceram a Copa do Mundo das categorias.
Veja o vídeo do beijo:
#RubialesOut #Rubialesdimision
— 🤌🏿 Imani W: That Good Craic (@imanilfc) August 20, 2023
He has to go, this is absolutely disgusting. Feel so sorry for Jenni Hermoso #Esp
pic.twitter.com/MtTgEeioWa
Fonte: R7