A intenção da marca Dove é aproveitar a oportunidade da audiência para alertar sobre as problemáticas da pressão estética que reforçam padrões irreais de beleza nas redes sociais. Além de convidar o público e formadores de opinião a minimizar referências que prejudicam a saúde física e mental principalmente de meninas e jovens mulheres do país. Uma das convidadas para falar na audiência é Thais Hagge, VP de Beleza e Bem-Estar da Unilever Brasil.
“A petição, aberta em junho de 2023, reforça a urgência de promover diálogos e encontrar formas de melhorar as práticas no ambiente digital, além de levarmos a pauta para discussão junto ao Poder Público.” Thais Hagge, VP de Beleza e Bem-Estar da Unilever Brasil
Projeto Dove pela Autoestima 2023
Em maio deste ano, a Dove apresentou uma pesquisa do Projeto Dove pela Autoestima 2023 para segurança on-line infantil, e constatou que a cada 100 jovens com idade entre 10 e 17 anos, 97 afirmam que foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas mídias sociais, e 74% a conteúdos que incentivam a perda de peso/transformação corporal.
Outros dados do estudo também chamam a atenção:
• 65% dos pais sentem que as plataformas de mídia social não protegem os jovens de danos à saúde mental.
• 96% dos profissionais especializados em saúde mental se preocupam com o aumento de autoflagelação e suicídio entre os jovens devido à exposição nas rede sociais.
• 94% dos profissionais especializados em saúde mental estão receosos com o aumento da ansiedade e depressão.
Além disso, pensando em minimizar conteúdos tóxicos de beleza nas redes sociais e tornar o ambiente digital seguro, a Dove anunciou neste ano um contrato inédito com a atriz Paolla Oliveira e um time de influenciadores para que não usem filtros ou edições nas publicações on-line. Entre os nomes estão Astrid Fontenelle, Dora Figueiredo, Mariana Mendes, Dandara Pagu e Angélica Silva.
“Nossa intenção é usar o nosso alcance para dar mais visibilidade ao assunto, que afeta cada vez mais os jovens, e estimular conversas, com a participação de órgãos públicos e stakeholders, que possam mudar esse cenário. Ao convidarmos celebridades e influenciadoras para entrar nesse movimento conosco, estamos atuando para mudar as referências de beleza de meninas e mulheres e, assim, transformar a aparência em uma fonte de confiança e não de ansiedade.” Paula Paiva, líder digital para Dove no Brasil
Outras iniciativas da Dove
Entre as ações apresentadas pela marca para com o tema, destaca-se uma campanha global apresentada por Dove em junho deste ano que traz um filme com a história real do crescimento e desenvolvimento de uma menina desde a infância, bem como as consequências na saúde da pressão estética constante que recebeu ao longo dos anos por meio das redes sociais.
Dove atua há quase 20 anos no desenvolvimento de ações que promovem confiança corporal e autoestima em meninas e mulheres. A iniciativa adiciona um capítulo ao legado da marca contra a distorção digital, que já vem sendo construída por meio de campanhas anteriores como #ShowUs, #DetoxYourFeed, Selfie Reversa, That’s Not My Name e #DeCostasParaFiltros.
Por Gabriela Andrade
Fonte: metropoles.com