“As instituições venceram. Estamos vivendo momento de esforço de pacificação do país. Pacificação, civilidade e tolerância”, afirmou.
Barroso também apresentou um panorama dos desafios contemporâneos para que se alcance a chamada democracia constitucional. Nesse contexto, o presidente do STF enumerou alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “A erradicação da pobreza é o primeiro deles”.
Para o ministro, uma sociedade precisa ter objetivos comuns mínimos, como redução das desigualdades, educação de qualidade e incentivo à inovação. “Isso independe de ideologia. São objetivos institucionais, no sentido de que a Constituição determina”, completou.
Apesar dos desafios para alcançar todos esses objetivos, Barroso pontuou que avanços conquistados até aqui precisam ser lembrados no Brasil. Caso da estabilidade monetária e os direitos de negros, mulheres e LGBTQIA+. “A história é um caminho que se escolhe. Um país vive muitos recomeços. Quem sabe agora vai”,
Com informações da CNN
Por Redação JuriNews
Fonte: jurinews.com.br