No documento, a parlamentar se refere aos credos de matriz africana como "notadamente pautados por devoções a entidades esdrúxulas". A deputada diz ainda que os praticantes do credo "desejam é exterminar a religião cristã".
A frase "Exu te ama" faz parte da exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", lançada pelo Museu da Cultura Cearense (MCC) no dia 30 de setembro, fazendo homenagem à cultura de terreiros de umbanda e candomblé na história religiosa do Ceará.
A exposição também marcou as celebrações de 40 anos do terreiro Cabana do Preto Velho da Mata Escura, no Bairro Bom Jardim. O trabalho da mostra é do fotógrafo e antropólogo Jean dos Anjos, que documenta a história dos terreiros de umbanda no estado há 20 anos.
No dia 11 de outubro, a deputada Dra. Silvana pediu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a remoção imediata da frase ou a inclusão de "inscrições de todas as igrejas cristãs" no espaço. Apoiadora de Jair Bolsonaro, a parlamentar mobiliza sua atuação política pelo diálogo com o público evangélico no Ceará.
No requerimento, Dra. Silvana pede o envio de ofício para Luísa Cela, secretária da Cultura do Ceará, para que as providências requeridas sejam tomadas.
Justificativa do requerimento:
"A título de exercício democrático do direito religioso, a inscrição, paradoxalmente, configura uma iniciativa agressiva aos valores de uma maioria cristã que tolera a existência de minorias defensoras de credos notoriamente pautados por devoções a entidades esdrúxulas.
Pior, esses credos estão sempre agredindo a religiosidade do povo cristão e, cavalgando um discurso do politicamente correto, desejam é exterminar a religião cristã, afastando-a dos locais públicos.
A inscrição em apreço deve ser imediatamente retirada. Ou ali colocadas inscrições de todas as igrejas cristãs."
No Dragão do Mar, a abertura da exposição contou com a presença da secretária Luísa Cela. Na ocasião, ela ressaltou a importância de ter o equipamento público como um espaço aberto para apresentar a força dos povos de terreiro para a população cearense.
A exposição "Festa, Baia, Gira, Cura" tem acesso gratuito das quartas-feiras aos domingos, com horários entre 9h e 18h durante a semana e entre 13h e 18h nos fins de semana e feriados.
Exposição no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, traz referências a religiões de matriz africana — Foto: Dragão do Mar/DivulgaçãoFonte: g1