As 50 vagas do Inep são para o cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais. Com a adesão do instituto, agora são 21 órgãos e entidades que participarão da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores.
Com isso, o total de vagas sendo ofertadas sobe para 6.640 (veja a lista completa aqui). A ideia é que, com a prova unificada, os candidatos possam concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, pagando uma única taxa de inscrição.
O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024 em 180 municípios brasileiros. Veja abaixo:
Definição da banca organizadora
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que a banca organizadora do certame deve ser definida ainda neste mês de outubro.
Segundo ela, já foi enviado às empresas interessadas o termo de referência, com o qual as bancas montam seus preços para a organização do concurso. Em geral, a instituição que apresenta o melhor valor e as técnicas necessárias é contratada.
Segundo a portaria nº 6.017, que regulamenta as normas para realização do Concurso Nacional Unificado, o prazo para contratação da banca examinadora é até 22 de novembro.
Órgãos que aderiram e número de vagas
Segundo o regulamento, publicado no início do mês, os órgãos interessados em participar do Concurso Nacional Unificado tinham 15 dias para assinar o termo de adesão.
Nesta semana, a assessoria de imprensa do MGI disse ao g1 que "não está aguardando mais nenhuma adesão".
"Por enquanto, começou a correr o processo de contratação da banca. Mas se chegar alguma nova demanda antes da finalização do contrato, será avaliada", afirmou.
Cronograma
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços PúblicosComo vai funcionar a inscrição?
• Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação.
• Assim, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc).
• Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes.
• Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
• Todas as informações serão detalhadas no edital, previsto para ser publicado até o dia 20 de dezembro.
Como será a prova?
• A prova será aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
• A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
• Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
• A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.
Por Rayane Moura
Fonte: g1