A candidata foi aprovada em concurso público ao cargo de auxiliar de atividades educativas. O edital de nomeação foi publicado em 13/03/23, com prazo de trinta dias para posse até 12/04/23, contudo, ela conta que ao tentar agendar sua posse, o sistema só permitia agendamentos para o dia 13/04/23.
Posteriormente, quando foi apresentar a documentação no dia agendado, foi informada que estaria fora do prazo para entrega de documentos. Assim, na Justiça, pede, em caráter de urgência, a suspensão do ato administrativo que negou sua posse.
Ao analisar o pedido, o magistrado destacou que, no caso, a demora na prestação do serviço causou injusto perecimento do direito da candidata, uma vez que o sistema fornecido para atendimento ao usuário, não a atendeu dentro do prazo estipulado no edital do concurso.
Observou, ainda, que "os argumentos trazidos demonstram, em uma cognição superficial, própria do estágio em que se encontra o feito, a aparência do bom direito, em observância aos princípios constitucionais da razoabilidade, da proporcionalidade e da isonomia, bem como o inevitável prejuízo caso a ordem não seja deferida neste momento, tendo em vista que o requerido poderá conceder a vaga da requerente para o candidato do cadastro reserva e consequentemente terá ocorrido a ocupação da vaga disponibilizada".
Assim, concedeu liminar para garantir o direito de posse da candidata no cargo de auxiliar de atividades educativas.
O escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada atua na causa.
Processo: 5430293-12.2023.8.09.0051
Leia a decisão.
Da Redação
Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/395389/candidata-que-apresentou-documentacao-fora-do-prazo-podera-tomar-posse