A Star Wash compartilhou vídeos nas redes sociais com atendentes vestidos como personagens de “Star Wars”, como Chewbacca ou um Stormtrooper limpando capôs, o caçador de recompensas Boba Fett e o herói Cassian Andor empunhando mangueiras em vez de armas e Darth Vader parecendo usar a Força para invocar panos de limpeza.
O escritório de advocacia que representa o lava-rápido disse que, enquanto o proprietário Matias Jara estava no processo de registro de sua marca junto à autoridade chilena de patentes Inapi, ele recebeu uma ação judicial da criadora da franquia, a Lucasfilm.
Os advogados de Jara disseram que a produtora norte-americana deseja bloquear o registro do nome e argumentou que a marca poderia ser confundida como sendo afiliada a eles. A empresa não levantou problemas com os atendentes fantasiados, disseram eles.
A Lucasfilm não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Jara está contestando o processo, de acordo com seus advogados, que argumentam que o nome é suficientemente diferente da franquia de filmes para evitar confusão e que os direitos autorais da produtora, embora abranjam produtos como brinquedos, móveis e bebidas não alcoólicas, não se estendem à limpeza de carros.
“É claro que essa ação judicial está nos afetando. Somos uma pequena empresa e estamos gastando com coisas para as quais não havíamos feito orçamento”, disse Jara em uma entrevista.
Ele disse que sua filha pensou no jogo de palavras durante uma viagem com a família a um parque temático da Disney, nos Estados Unidos, que tem uma área dedicada a “Star Wars”.
“Não fazemos filmes, nem vendemos seus produtos, nem nada do gênero”, acrescentou Jara, observando que sua empresa é, no entanto, um lava-rápido “estelar”.
Por Nicolas Cortes em Santiago
Fonte: cnnbrasil.com.br