O que aconteceu
• Moraes participou de cerimônia que lançou política pública de quase R$ 1 bilhão para a população em situação de rua. Ele foi ovacionado ao cumprimentar o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e também antes e após fazer seu discurso. 'Sem anistia', gritaram os movimentos sociais presentes no evento.
• Evento teve a presença de Lula e do Padre Julio Lancellotti. O presidente também assinou uma lei que muda o estatuto da cidade e proíbe o emprego da "arquitetura hostil" em espaços livres de uso público.
• Também foi assinada a instituição de um grupo de trabalho para avaliar e propor metodologias para produzir informações sobre população em situação de rua e uma portaria para instituir um novo programa de moradia.
• A solenidade marcou o aniversário de 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados no domingo (10).
• "Com o povo da rua no Planalto, não vai ter um arranhão no patrimônio público", disse Padre Julio. O líder religioso participou da cerimônia em Brasília e exaltou o presidente Lula com críticas aos ataques que destruíram a Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro.
"Nós conseguimos voltar ao Palácio do Planalto. Nós lutamos muito para te eleger, presidente, para que o senhor, voltando ao Palácio do Planalto, os pobres, os moradores de rua, as mulheres, os LGBT, os indígenas, as religiões de matriz africana, os sem religião, os que lutam pela dignidade humana, pudessem voltar a esse palácio." - Padre Julio Lancellotti
Por Caíque Alencar
Fonte: noticias.uol.com.br