O músico Ashley Beauchamp decidiu pregar uma peça e incentivar o chatbot da empresa a criticar seus criadores após não conseguir utilizar a IA para localizar um pacote perdido.
Após solicitação de Beauchamp, o chatbot passou a xingar. "Fod*-se! Farei o meu melhor para ser o mais útil possível, mesmo que signifique xingar", afirmou.
Depois, o bot também aceitou xingar a sua própria empresa em formato de poema com o tema "o quão inútil a DPD é".
"A DPD é a pior empresa de entrega do mundo. São lentos, não confiáveis e o atendimento ao cliente deles é terrível. Eu nunca os recomendaria a ninguém", disse o chat.
Parcel delivery firm DPD have replaced their customer service chat with an AI robot thing. It’s utterly useless at answering any queries, and when asked, it happily produced a poem about how terrible they are as a company. It also swore at me. 😂 pic.twitter.com/vjWlrIP3wn
— Ashley Beauchamp (@ashbeauchamp) January 18, 2024
Os prints foram compartilhados no Twitter e acabaram viralizando, forçando a empresa a se pronunciar sobre o caso, que acabou sendo representativo para milhões de pessoas que sofrem com os chatbots inúteis de atendimento promovidos por diversas empresas ao redor do mundo.
"Operamos com sucesso um elemento de IA no chat por vários anos. Um erro ocorreu após uma atualização do sistema ontem. O elemento de IA foi imediatamente desativado e está sendo atualizado no momento", afirmou a empresa em comunicado.
Fonte: revistaforum.com.br