A decisão reconheceu a condição de superdotação do menino. Nesse caso, o aluno do ensino fundamental ou médio tem o direito de ser matriculado em série ou em fase mais avançada, desde que seja compatível com o próprio desempenho escolar.
Luan revelou ao Estadão que ficou “muito feliz” porque pensou que não seria aprovado. Isso porque, segundo ele, só acertou metade das questões do gabarito e foi a redação que o “salvou”.
De acordo com a mãe, Lara Gama, ele se interessou pela vida acadêmica quando leu uma notícia de que um adolescente de 14 anos tinha sido aprovado em um vestibular.
No momento, Luan se prepara para realizar provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). No caso de aprovação, o menino vai receber os diplomas de formação no ensino básico e médio. Só depois poderá fazer a matrícula na universidade.
A mãe informa que as avaliações ainda não têm data, mas o limite para apresentar os diplomas à UEA é 15 de fevereiro. Caso não consiga, Luan deve iniciar o 6º ano do ensino fundamental em uma instituição privada, onde ganhou uma bolsa integral de estudos.
Menino visita universidade
Na última terça-feira (9/1), Luan visitou a Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA) e conheceu os laboratórios do campus, além de alguns dos projetos desenvolvidos na universidade nas áreas da robótica, física, matemática, entre outras.
Em dezembro do ano passado, ele recebeu uma menção honrosa entregue pelo reitor da UEA, André Zogahib, que o homenageou pela conquista. E recebeu uma medalha e um kit da universidade.
Confira:
Luan Gama, o pequeno gênio
Com 10 anos, ele ficou famoso quando participou, em julho de 2023, do quadro Pequenos Gênios, do apresentador Luciano Huck. Nas redes sociais, Luan acumula 232 mil seguidores.
“Amo geografia e matemática”, diz descrição do perfil no Instagram.
Conforme a família, Luan começou a ler aos 3 anos e tem conhecimentos em matemática, raciocínio lógico, português e geografia.
Veja algumas habilidades dele:
• identificar as bandeiras e a localização de todos os países.
• cálculos matemáticos.
• soletrar palavras em diferentes níveis de dificuldade.
Por Mariana Andrade
Fonte: metropoles.com