Criminosos se passam por senadores e deputados para aplicar golpe

criminosos passam senadores deputados aplicar golpe
Via @metropoles | Senador Flávio Dino (PSB-MA) discursa na tribuna do Plenário do Senado Federal antes de renunciar ao cargo e assumir como ministro do Supremo Tribunal Federal, STF 1

Policiais da 5ª Delegacia de Polícia (área central) deflagraram na manhã desta terça-feira (27/2) a Operação Alto Escalão 2, contra uma organização criminosa que clonava perfis de WhatsApp de parlamentares para cometer fraude eletrônica.

Com apoio das polícias civis do Piauí e do Maranhão, os investigadores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumprem oito mandados de busca a apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

Segundo as apurações, usando a imagem dos políticos, os autores entravam em contato com as vítimas e informavam que havia uma doação disponível. Porém, devido a um prazo que estava em vias de se esgotar, solicitavam um depósito para realizar o transporte dos itens.

A investigação teve início em junho de 2023, após alguns senadores procurarem a delegacia para informar que estelionatários estavam aplicando golpes usando seus nomes.

Após sete meses de investigação, a PCDF constatou que os autores também usavam perfis falsos de outras autoridades. O grupo chegou a fazer uso de diversos números cadastrados em nome do mesmo parlamentar.

Durante a investigação, foram identificados os seguintes perfis falsos utilizados pelos autores:

Perfis usados por criminosos para aplicar golpe

Por Mirelle Pinheiro e Carlos Carone
Fonte: metropoles.com

Anterior Próxima