No "Enem dos concursos", com uma única inscrição, os candidatos poderão disputar diversos cargos pelo país, desde que sejam de uma mesma área de atuação (bloco temático).
Em meio a tantas novidades, muitas pessoas ainda têm "quebrado a cabeça" para entender como o maior concurso da história do país em número de inscritos vai funcionar. Afinal, o concurso conta com oito editais diferentes - um para cada tipo de prova - totalizando mais de 500 folhas de documento.
Na rede X (antigo Twitter), com um GIF da série "The Office", um usuário brincou que os editais deveriam ser escritos como se fossem direcionados para uma criança de cinco anos.
lendo o edital do concurso nacional unificado assim: pic.twitter.com/vl8lYesGB3
— ansiosa crônica (@atatchim) February 3, 2024
Outra pessoa brincou com a quantidade de folhas do edital.
Eu lendo o edital de 80 paginas do Concurso Nacional Unificado: pic.twitter.com/7ha9yYz7en
— • (@alllexw1) January 10, 2024
Nos oito documentos, publicados no dia 10 de janeiro, estão detalhes sobre cargos ofertados, conteúdo das provas, critérios de classificação e composição das notas finais. Também há informações sobre o cronograma de inscrição e etapas do concurso.
Quem não se atentou às datas e podia solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para ensino superior), teve até um gasto extra.
Perdi a época de isenção do concurso unificado mds sou mt burra pic.twitter.com/1L5JAUJoGu
— Gaelito (@gaelelelel) January 30, 2024
tem uns minutinhos que eu to aqui encarando o boleto de 90 reais do concurso unificado... ta facil nao viu pic.twitter.com/UFfv4eivrj
— old dolio (@mirelicia) February 2, 2024
Quase 91% dos 662.080 candidatos que solicitaram a isenção tiveram seus pedidos aceitos, o que equivale a 601.655 inscrições, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O prazo para solicitar a isenção terminou no dia 26 de janeiro. Tinham direito ao benefício os inscritos no CadÚnico ou membros de família de baixa renda, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies.
Os candidatos tiveram até o último dia 9 para se inscrever. Ainda de acordo acom o Ministério da Gestão, o concurso atingiu a marca de 2,6 milhões de inscritos.
Quem garantiu a chance de disputar as vagas agora lida com outra questão: se preparar para a prova.
como que eu vou estudar pro concurso unificado,tirar minha cnh, fazer faculdade e começar na academia? o dia só tem 24 hrs😭😭😭
— Amorim: mulher da ciência (@itinhamorim) February 3, 2024
fiz um cronograma de estudos pro "ENEM" dos concursos, agora só falta a coragem e a força de vontade pra estudar.
— Nicolas 🇵🇸 (@nicodocavaco) January 29, 2024
Por se tratar de um formato inédito, no qual uma única prova vai reunir questões de interesse a diferentes instituições, os temas abordados serão mais amplos e distintos dos exigidos nos concursos anteriores.
Para dar conta dos estudos, há quem tenha recorrido aos cursinhos preparatórios e até feito um esquema para maratonar os conteúdos que serão cobrados.
Decretado que irei prestar CNU para AFT, amanhã começa a maior maratona trabalhista do ano..
— Géssica (@Gessiica98) January 14, 2024mais de um milhão de inscrições pro concurso unificado que tem 6.640 vagas, mas eu só preciso de uma. 😂🙏🏽
— 𝕯𝖔𝖓𝖟𝖊𝖑𝖆 (@Svenuto_) January 31, 2024
lendo o edital do enem dos concursos e sério… UMA VERDADEIRA MARATONA
— DΔИiEL (@oneoftheperrys) January 24, 2024
Cronograma
• Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
• Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
• Aplicação das provas: 05/05/2024
• Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
• Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
• Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024