Maratona de estudos, perda de prazos e dificuldade para entender editais: inscritos no ‘Enem dos concursos’ relatam perrengues

maratona estudos perda prazos enem concursos relatam perrengues
Via @portalg1 | Um processo seletivo formado por oito provas simultâneas e que vai preencher mais de 6 mil vagas em 21 órgãos públicos. Com um formato inédito, desde que foi anunciado pelo governo federal, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) tem gerado uma série de comentários na internet.

No "Enem dos concursos", com uma única inscrição, os candidatos poderão disputar diversos cargos pelo país, desde que sejam de uma mesma área de atuação (bloco temático).

Em meio a tantas novidades, muitas pessoas ainda têm "quebrado a cabeça" para entender como o maior concurso da história do país em número de inscritos vai funcionar. Afinal, o concurso conta com oito editais diferentes - um para cada tipo de prova - totalizando mais de 500 folhas de documento.

Na rede X (antigo Twitter), com um GIF da série "The Office", um usuário brincou que os editais deveriam ser escritos como se fossem direcionados para uma criança de cinco anos.

Outra pessoa brincou com a quantidade de folhas do edital.

Nos oito documentos, publicados no dia 10 de janeiro, estão detalhes sobre cargos ofertados, conteúdo das provas, critérios de classificação e composição das notas finais. Também há informações sobre o cronograma de inscrição e etapas do concurso.

Quem não se atentou às datas e podia solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para ensino superior), teve até um gasto extra.

Quase 91% dos 662.080 candidatos que solicitaram a isenção tiveram seus pedidos aceitos, o que equivale a 601.655 inscrições, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O prazo para solicitar a isenção terminou no dia 26 de janeiro. Tinham direito ao benefício os inscritos no CadÚnico ou membros de família de baixa renda, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies.

Os candidatos tiveram até o último dia 9 para se inscrever. Ainda de acordo acom o Ministério da Gestão, o concurso atingiu a marca de 2,6 milhões de inscritos.

Quem garantiu a chance de disputar as vagas agora lida com outra questão: se preparar para a prova.

Por se tratar de um formato inédito, no qual uma única prova vai reunir questões de interesse a diferentes instituições, os temas abordados serão mais amplos e distintos dos exigidos nos concursos anteriores.

Para dar conta dos estudos, há quem tenha recorrido aos cursinhos preparatórios e até feito um esquema para maratonar os conteúdos que serão cobrados.

Decretado que irei prestar CNU para AFT, amanhã começa a maior maratona trabalhista do ano..

— Géssica (@Gessiica98) January 14, 2024

Cronograma

• Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
• Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
• Aplicação das provas: 05/05/2024
• Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
• Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
• Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Fonte: g1
Anterior Próxima