O que aconteceu?
Após a derrubada dos vetos do presidente Lula ao trecho do projeto de lei nº 2.253, de 2022, conhecido como “Lei das Saidinhas”, ficou mantida a restrição aos presos de realizarem visitas a familiares fora do presídio.
Posição do deputado
Com a vitória da oposição ao Governo, o deputado Sargento Fahur foi às suas redes comemorar a manutenção da restrição. Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, o deputado relata aos seus seguidores: "a Câmara derrubou e o Senado confirmou. Derrubado o veto das saidinhas. Agora, 19 horas e 20 minutos, terça-feira: saidinha, só no cemitério. Acabou, acabou. Lula, aqui não. Vagabundo, aqui não”, disse o deputado em seu perfil no Instagram.
Como fica
Permanece na lei a possibilidade de saída temporária para frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do ensino médio ou superior, na comarca do Juízo da Execução.
Como era
Até agora, a autorização para as saídas temporárias podia ser concedida por prazo não superior a sete dias, podendo ser renovada por mais quatro vezes durante o ano.
Comemoração
Outros deputados também celebraram a derrubada do veto e o fim da "saidinha" e afirmaram que quem quer liberdade não comete crimes.
Por Isabel Cardoso
Fonte: meionews.com