Wes Moore explicou que a medida tem como objetivo coincidir com o feriado de Juneteenth, que marca o fim da escravidão e será celebrado na próxima quarta-feira (19/06), nos Estados Unidos.
“Se quisermos ser capazes de criar um crescimento econômico inclusivo, temos que começar a remover as barreiras que continuam a pesar desproporcionalmente sobre as comunidades de cor” explicou o governador democrata.
Números dos EUA
Segundo dados fornecidos da União Americana para Liberdades Civis, americanos negros possuem três vezes mais probabilidade de serem presos por acusações relacionadas a posse de maconha do que americanos brancos. As informações são do G1.
Wes Moore alegou ainda que, os antecedentes criminais sobre a utilização da maconha são usados apenas para negar habitação, emprego e educação, mesmo após as penas serem cumpridas.
A ação é semelhante à do estado de Massachusetts, que também concedeu perdões. Em 2022, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um perdão que beneficiaria 6,5 mil pessoas.
Por Giovanna Pécora
Fonte: