Além de afetar os sistemas do Supremo, a falha provocou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
O STF informou que, por volta das 7h, o portal da Corte na internet foi restabelecido e que, ainda na manhã desta sexta, sistemas judiciais e administrativos estavam operando "adequadamente".
O Supremo, no entanto, afirmou que serviços de apoio, usados por funcionários, ainda estão sendo reativados.
A TV Globo apurou com servidores do STF que a atividade-fim dos gabinetes não foi afetada, embora estações presenciais de trabalho tenham sido prejudicadas, o que já está sendo ajustado. Funcionários do setor de Tecnologia da Informação estão visitando cada um dos gabinetes dos ministros.
“O problema também deixou inacessíveis centenas de estações de trabalho que precisam ser recuperadas manualmente, uma a uma, pela equipe técnica, uma vez que a empresa não encontrou uma solução que pudesse ser aplicada de forma centralizada", diz comunicado interno do STF.
Segundo a Corte, os sistemas de apoio informático e os canais de atendimento processual estão disponíveis para auxiliar servidores e tirar dúvidas sobre processos judiciais.
A Ouvidoria do Supremo também está operando no recebimento de sugestões ou reclamações.
Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília
Fonte: g1