“A Justiça Eleitoral não quer ser ineficiente”, diz ministro do TSE

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Via @metropoles | O ministro Floriano Azevedo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou, nesta segunda-feira (5/8), de evento do Google sobre as Eleições Municipais 2024. Ao palestrar para um público de jornalistas e especialistas em inteligência artificial, o ministro ressaltou que a internet precisa ser um ambiente limpo para o eleitor. O espaço virtual, para ele, deve manter conteúdos de qualidade para ajudar o eleitor na sua escolha de maneira livre, sem informações falsas.

Floriano ainda ressaltou que a intenção da Justiça Eleitoral é coibir a desinformação no ato que ela seja denunciada. “A última coisa que a Justiça Eleitoral quer é ser ineficiente e, depois, ter que usar remédios que não são os melhores, como a posterior cassação. O que ela não quer é ser um ambiente de censura, mas não pode deixar de trabalhar para que a internet seja o ambiente mais limpo para que o eleitor escolha seu candidato”, afirmou no evento.

Durante o evento de Eleições 2024 do Google profissionais da plataforma anunciaram como a empresa combaterá a desinformação nas eleições deste ano e como será a contribuição. Umas das iniciativas é a parceria com o TSE, por meio do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). As outras são aplicações de políticas para filtrar conteúdo, além do uso de Inteligência Artificial (IA) para identificar fake news.

Durante o evento, a gerente de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Flávia Annenberg , ressaltou que a missão da empresa é “conectar os eleitores para que eles possam tomar uma decisão bem tomada”.

A empresa pretende, além de combater fake news, enaltecer a informação de qualidade, disseminar informações confiáveis. “Vamos colaborar no combate à desinformação. O Google usa ainda IA para reconhecer conteúdo que não deveria estar nas nossas plataformas, para reconhecer conteúdo falso”, afimou Annenberg.

Informações confiáveis

Também foi apresentado no evento como a Busca e o YouTube vão conectar os brasileiros a informações de qualidade. No caso da Busca, os usuários vão ser direcionados a informações oficiais do TSE ao buscar por “ título de eleitor”, “como votar” e “onde votar”.

Nas eleições de 2022, esses recursos foram visualizados quase 240 milhões de vezes, o que permitiu aos eleitores encontrar informações sobre como regularizar seu título de eleitor, encontrar locais de votação e entender como votar.

No YouTube, durante o mês de maio deste ano, banners de utilidade pública na página inicial do site direcionaram os usuários para informações oficiais do TSE sobre como regularizar o título de eleitor. Em outubro, novas versões dos banners serão exibidas aos usuários, conectando-os a informações no site do Tribunal sobre como votar e também aos resultados do primeiro e segundo turnos.

Publicidade

O Google vai ainda proibir a divulgação de anúncios políticos para as eleições municipais de 2024 nas plataformas da empresa. A decisão tem como base a nova resolução do TSE sobre publicidade de candidatos e partidos.

A medida vai afetar a publicidade on-line do Google Ads, ferramenta de anúncios para alcançar usuários dentro das plataformas, como YouTube e Busca.

A resolução do TSE determina que a empresa que oferecer impulsionamento de conteúdos políticos eleitorais mantenha repositório para acompanhar informações do anúncio, como conteúdo, valor gasto, anunciante e público-alvo.

A propaganda eleitoral poderá ser veiculada a partir de 16 de agosto deste ano.

Por Manoela Alcântara
Fonte: metropoles.com

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