Idosa cai em golpe após acreditar que era namorada do empresário Elon Musk, diz polícia

idosa cai golpe acreditar namorada elon musk policia
Via @portalg1 | A Polícia Militar de Toledo, no oeste do Paraná, foi chamada em uma loja no final da tarde desta segunda-feira (23) após a atitude de uma idosa de 79 anos chamar a atenção. De acordo com o delegado do caso, Rodrigo Batista, a mulher estava comprando diversos cartões de crédito da Apple.

Para a polícia, a mulher disse que os cartões seriam para o namorado dela, Elon Musk, que ela acreditava ser dono da Apple. Na verdade, a empresa foi fundada por Steve Jobs. Elon Musk é dono de companhias como a rede social X (antigo Twitter), a espacial SpaceX e a automotiva Tesla.

"Ela acreditava estar namorando com o empresário Elon Musk, o qual pedia para que ela comprasse os cartões da sua empresa e, posteriormente, ele viria até o Brasil e lhe traria uma quantidade de dólares", explicou o delegado.

À polícia, a mulher relatou que gastou cerca de R$ 4 mil em cartões e enviava fotos dos objetos para o suposto namorado.

Verificando o celular da vítima, a polícia identificou que se tratava de um telefone celular com código internacional da Nigéria.

Os policiais entraram em contato com o irmão da idosa, que esteve no local para buscá-la.

A Polícia Civil está investigando o caso e procura identificar o golpista.

Dicas contra golpes

Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) lançou uma cartilha listando os principais golpes contra idosos registrados no Brasil. Entre eles, está o golpe do falso namoro pela internet.

Golpistas se aproximam de idosos demonstrando interesse e após o envolvimento emocional, começam a pedir dinheiro.

Nestes casos, a orientação do Ministério é que, ao suspeitar que está sendo alvo de um golpe, a vítima não hesite em falar com amigos, familiares, autoridades e pedir orientação para resolver a situação de forma segura.

De acordo com Batista, familiares também podem evitar que idosos caiam em golpes.

"A gente frisa a importância dos familiares estarem atentos às redes sociais das pessoas mais idosas da família para que evitem cair em golpes, tendo em vista que o público-alvo de idosos é preferencial entre criminosos", disse.

Por Amanda Bebiano, g1 PR
Fonte: g1

Anterior Próxima