STF cria perfil oficial no BlueSky, após pedir suspensão de fakes

stf cria perfil oficial bluesky suspensao fakes
Via @metropoles | O Supremo Tribunal Federal (STF) criou um perfil oficial no BlueSky, plataforma que tem sido uma das principais alternativas de uso no Brasil, após a suspensão do X em território nacional.

O perfil do STF, conforme o apurado pelo Metrópoles, foi criado na sexta-feira (30/8), mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da plataforma de Elon Musk no Brasil.

Ao criarem o perfil, os assessores do STF detectaram a existência de contas falsas que se passavam pelo Supremo, no BlueSky. A partir disso, a Corte solicitou, administrativamente, via e-mail, que a plataforma suspendesse os fakes para evitar a confusão dos usuários.

“O único perfil oficial do Supremo Tribunal Federal no BlueSky. O Tribunal da Constituição é a instância máxima do Poder Judiciário e trabalha para garantir seus direitos. A Constituição é sua”, diz o texto de identificação na bio do perfil.

Até a manhã desta segunda-feira (2/9), a conta possuía pouco mais de 400 seguidores e, ainda, não havia feito nenhuma publicação na plataforma.

Sem representação legal no Brasil

Assim como o X, o BlueSky também não possui representante legal ou escritório oficial no Brasil. Desde que a plataforma de Elon Musk foi suspensa no país, o novo app ganhou mais de 1 milhão de novos usuários brasileiros.

O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de comunicação do BlueSky, no exterior, e aguarda uma resposta sobre a situação. Vale lembrar que a falta de representante em território nacional foi um dos principais motivos da decisão de Moraes para suspender o X.

Nesta segunda-feira, a 1ª Turma do STF manteve, por unanimidade, a decisão de Moraes.

Domínio da língua portuguesa

O BlueSky foi criado em 2022 e tem sede nos Estados Unidos. Com os milhares de novos seguidores brasileiros, a conta oficial da plataforma publicou em português nesse domingo (1º/9): “agora este é um aplicativo brasileiro”.

A chegada massiva de novos usuários impactou, inclusive, no domínio da língua portuguesa na maiorias das publicações. Entre sábado e domingo, os posts em português superaram as postagens em inglês.

Por Galtiery Rodrigues e Manoela Alcântara
Fonte: metropoles.com

Anterior Próxima